Voltar

PEC 241 será o extermínio da população negra

25 de Outubro de 2016

Mulheres

Para Amanda Carneiro, graduanda da USP e do Museu Afro-Brasil, o congelamento dos investimentos em saúde por 20 anos resultará na morte de negros e negras

A atividade formativa sobre Relações Raciais, Gênero e Juventude abriu os trabalhos da reunião da direção da CNQ na manhã desta terça-feira, 25 de outubro, que segue até o dia 27/10, em São Paulo, quando será inaugurada a nova sede da entidade.

A convite da Secretaria de Políticas Sociais e da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CNQ, a historiadora Amanda Carneiro, pesquisadora da USP e integrante da coordenação do Museu Afro-Brasil, apresentou um breve histórico da condição dos negros no Brasil, desde a chegada dos navios negreiros até a importância hoje da cotas nas universidades, interrelacionando a discriminação e prencoceito com as relações raciais, de gênero e juventude.

O destaque ficou para o alerta que a historiadora fez sobre a aprovação da PEC 241: medida apresentada pelo governo Temer que prevê o congelamento dos investimentos públicos por 20 anos e que está em votação no Congresso Nacional. Para Amanda, o congelamento dos investimentos sociais por 20 anos significará o extermínio da população negra.

"Brancos e negros vão ser atingidos com a PEC 241, mas os negros serão muito mais prejudicados. É o Estado brasileiro dizendo mais uma vez que querem que morremos. Todas as pesquisas apontam a vitalidade do SUS como inserção da população negra no sistema de saúde, se não tivermos o SUS, a população negra vai morrer muito mais, será exterminada", expressou Amanda.