Voltar

PL da terceirização que será votado nesta terça, 21, acaba com seus direitos e empregos

21 de Março de 2017

Trabalho

O plenário da Câmara deve votar, na tarde desta terça-feira, o PL 4302, que acaba com qualquer limite para que as empresas terceirizem, permitindo até mesmo a terceirização nas suas atividades-fim. Centrais sindicais e sindicatos de várias regiões do país estão em Brasília para pressionar os deputados a não aprovarem mais essa ameaça aos direitos trabalhistas.

De autoria do governo Fernando Henrique Cardoso, o PL 4302 foi desengavetado na surdina pelos parlamentares governistas, 19 anos depois, enquanto a tramitação do PL 4330 (em tramitação no Senado como PLC 30/2015) sofria a resistência do movimento sindical.

Ele permite a terceirização nas atividades essenciais das empresas. sabem que os terceirizados ganham muito menos, têm jornadas extenuantes, não usufruem dos direitos conquistados em décadas de luta como PLR, VA e VR dignos, licenças maternidade e paternidade ampliadas, e em geral não estão amparados em entidades sindicais fortes, capazes de defender seus direitos e garantir avanços

O PL libera a terceirização até mesmo nas empresas públicas, permitindo que elas contratem sem concursos públicos. Por tudo isso, a CUT pede que toda sociedade pressione os deputados da base aliada de Temer a votar contra o projeto. Mande e-mail para os parlamentares. Faça eles saberem que se votarem a favor do PL da terceirização, ou a favor da reforma da Previdência [PEC 287], ou pela reforma trabalhista [PL 6787] que vai acabar com a CLT, eles serão banidos do Congresso pelo povo.

A pressão precisa ser grande.