Voltar

Polo Petroquímico de Triunfo: terceirizados mobilizados por melhores condições de trabalho

13 de Março de 2018

Filiados

Sindipolo esteve presente apoiando os trabalhadores

Os trabalhadores terceirizados do Polo, representados pelo Sindiconstrupolo, realizaram uma atividade na Portaria 1 da Braskem Q-2 RS e no Transbordo do ADM, no Polo Petroquímico de Triunfo, no dia 5 de março passado.

A atividade, que contou com o apoio do SINDIPOLO, entidade filiada à CNQ-CUT, teve como objetivo alertar para o desrespeito com os trabalhadores terceirizados, especialmente agora que é momento da Parada, onde há um número maior de trabalhadores e de serviços.

Durante cerca de uma hora os dirigentes falaram com os trabalhadores pelo carro de som e distribuíram material mostrando as condições das estruturas para atender os terceirizados que representam o descaso das empresas com os trabalhadores.

Os problemas se dão praticamente em todas as áreas, como transbordo, vestiários, alimentação, de água, transporte, problemas nas portarias e distrito dos terceiros, entre outros. Há também os problemas que atingem diretamente os trabalhadores, como assédio moral, pressão das chefias, não cumprimento do Acordo Coletivo, descumprimento de normas de segurança, e uma série de atitudes inaceitáveis por parte das chefias/gestores.

EMPRESAS FAZEM JOGO DE EMPURRA-EMPURRA

Também foi denunciado o chamado “empurra-empurra” das empresas: as terceirizadas jogam a responsabilidade para as contratantes e estas, devolvem para as terceirizadas. “Nesse jogo, quem sai penalizado é o trabalhador, que tem ameaçada sua saúde, sua integridade física e seu bem-estar”, afirma o presidente do Sindipolo e diretor da CNQ, Gerson Borba. 

No final, os terceirizados pediram a solidariedade dos trabalhadores diretos, para que todos tenham condições dignas de trabalho, uma vez que, em muitos casos, trabalham lado a lado.

Confira no link abaixo, reportagem do jornal Ibiá, que esteve no local:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1998479990181758&id=156689217694187