Voltar

Presidenta da CNQ na reportagem da TVT sobre o 2º Congresso de IndustriALL

05 de Outubro de 2016

Internacional

Reportagem da TVT do primeiro dia do 2º Congresso do sindicato global IndustriALL, que acontece esta semana no Rio de Janeiro, traz a presidenta da CNQ, Lucineide Varjão, falando sobre a participação das mulheres na direção da entidade e a importância do congresso acontecer na atual conjuntura.

O segundo congresso IndustriALL Global Union reúne cerca de 1.300 sindicalistas de 140 países, representando 50 milhões de trabalhadores ao redor do mundo.

A decisão de realizar esse congresso no Rio representa a solidariedade internacional à luta dos trabalhadores brasileiros diante do golpe. Na cerimônia de abertura, o ex-presidente Lula foi o principal orador, abordando a luta pela preservação dos direitos dos trabalhadores, no Brasil e no mundo. Ele falou da sua experiência como presidente, onde em reuniões de líderes globais pouco se ouve sobre os trabalhadores e seus direitos: “Os trabalhadores tem pouca incidência sobre a decisão dos governantes do mundo”.

Sobre o atual momento do Brasil, Lula disse que teremos que lutar como quando ele era jovem para que nossos netos tenham direitos. Chamou a atenção para a PEC 241, que coloca um teto nos gastos de saúde e educação por 20 anos, para a reforma da previdência, e a mudança da lei de acesso ao petróleo do pré-sal, que irá tirar o dinheiro que iria para um fundo de educação com a extração de petróleo.

“Nesses 13 anos tivemos os maiores avanços sociais, salariais, de direitos dos trabalhadores da nossa história. E tudo isso pode ruir se não recuperarmos a democracia no Brasil”, alertou Lula.

Nova direção e cota de mulheres

Neste segundo congresso será eleita uma nova diretoria da entidade, será aprovado um plano de ação na defesa dos direitos dos trabalhadores para os próximos anos e também algumas mudanças no estatuto, que inclui uma maior participação das mulheres nos cargos de direção.

“As discussões estão caminhando para que no Congresso de 2020 seja implementada a cota de 40% de mulheres nos cargos da direção do IndustriALL. Há um longo caminho pela frente, mas a luta das mulheres é contínua e não podemos desistir”, expressou a presidenta da CNQ, Lucineide Varjão.

Desafio impostos à classe trabalhadora

Lucineide também falou da importância da realização deste congresso no atual momento que vivemos no Brasil. “ Estamos sob um governo golpista e os direitos dos trabalhadores estão em jogo. Então é um momento que a gente discutirá ações que a classe trabalhadora precisa ter, pois se a classe trabalhadora não estiver unida para enfrentar esses desafios nós não vamos avançar”, afirmou.

A CNQ está representada por seis diretores: Lucineide Varjão (Presidenta), Sergio Novais (Secretário de Administração), Itamar Sanches (Secretário Geral), Lucimar Rodrigues (Secretaria da Mulher Trabalhadora) e Maria Aparecida Araújo do Carmo - a Cidinha (Secretaria de Políticas Sociais). A delegação brasileira do ramo químico é composta por 51 companheiros e companheiras.

A IndustriALL nasceu em 2012, a partir da fusão de três federações internacionais de trabalhadores: Fitim (que representava os metalúrgicos), o ICEM (de químicos, petroleiros e trabalhadores em energia) e FITTVC (têxteis e vestuário).

Acompanhe as discussões do 2º Congresso do IndustriALL em tempo real no website do evento: http://www.industrio2016.org/

Confira:
https://www.youtube.com/watch?v=SSDbjHQ9uWc