Voltar

Ramo químico da CUT participa de formação sindical na Argentina

17 de Maio de 2017

Formação

O presidente do Sindicato de Minérios e Extrativos de Paracatu – MG, José Rogério, e o  diretor do Sindicato dos Químicos do ABC, Oertes Barboza Filho (Tico) participaram dias 9 e 10 de maio passado do Módulo de Formação 1 do projeto "Ação Frente às Multinacionais na América Latina, promovido pela CUT em parceria com o Instituto Observatório Social (IOS) e com o apoio da central sindical alemã DGB BW, em Buenos Aires.

O curso tem o objetivo de possibilitar a troca de experiências entre dirigentes sindicais dos ramos da Construção, Metalúrgicos, Químicos e Vestuário do Brasil, México e Argentina, além de debater o comportamento sociolaboral das empresas multinacionais e as ações sindicais para combater a precarização do trabalho e o aumento da desigualdade.

Na programação do I Módulo de Formação, estão temas como Trabalho Decente e a atual conjuntura dos países, debates sobre alternativas adotadas pelo movimento sindical para o enfrentamento a esta realidade e cadeia de valor. O Grupo também visitou a Taverniti, indústria têxtil Argentina, para conhecer a realidade dos trabalhadores deste ramo.

Após a visita, o IOS apresentou dados da pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo Instituto Observatório Social, em parceira com a CUT Brasil e a AFL CIO, sobre as maquilas paraguaias.

Fonte: IOS