Voltar

Rede BASF protesta contra demissões anunciadas pela empresa

10 de Maio de 2016

Redes

No final de abril, a multinacional alemã anunciou a demissão de 164 trabalhadores em todo o Brasil até dezembro de 2016. O motivo alegado para a reestruturação é redução de gastos.

Do total de demissões, estão previstas 44 no site Demarchi, em São Bernardo do Campo, envolvendo chefes, gerentes, engenheiros, diretores e outros 16 trabalhadores/as da produção e área administrativa.

A Rede de Trabalhadores na BASF América do Sul e os sindicatos membros foram surpreendidos pela decisão, por conta da quebra de acordo de manutenção do efetivo na planta, que determina demissão somente em casos de aposentadoria especial (conforme estabelece a lei) e/ou a constatação de dois anos consecutivos de baixo desempenho, porém o número de efetivos seria mantido.

“Desde que entrou a nova fase de gestão de RH na América do Sul a empresa não respeita mais o Diálogo Social que foi conquistado por meio da REDE e demais sindicatos. Pelo contrário, essa gestão tem posturas contra a REDE, contra os canais de diálogo com as representações de trabalhadores(as) e não cumpre compromissos assumidos”, denuncia Aírton Cano, membro da coordenação e Ponto de Contato Nacional (PCN) da rede de trabalhadores(as) na BASF.

Cano conta que nas reuniões da PPR deste ano, a empresa destacou que manteria o acordo nos mesmos moldes do ano anterior para que não houvessem demissões no Brasil. Porém, dois dias depois que a bancada de representantes do PPR Nacional aceitou fechar o acordo de 2016, ela anunciou esse pacote de 164 demissões.

“Isso é uma quebra de confiança na liderança BASF que hoje está à frente das principais negociações aqui no Brasil e na América do Sul. A rede considera lamentável esta nova postura da empresa em desvalorizar o trabalho de negociação tanto nas localidades quanto nos sindicatos e nós não vamos aceitar esse comportamento, não vamos aceitar as demissões sem uma discussão exaustiva sobre as alternativas que impacte menos o trabalhador(a) e sua família”, ressalta.

Panfletagem na porta da empresa

O Sindicato dos Químicos do ABC em conjunto com a Rede BASF realizou panfletagem na porta da empresa, durante a entrada do turno da manhã do dia 6 de maio, para conscientizar os trabalhadores sobre o anúncio das demissões e a luta que se avizinha.

Rede, Sindicato, Comissão de Fábrica e empresa devem se reunir ainda esta semana para tratar do assunto.