Voltar

Rede de Trabalhadores no Grupo Solvay realiza seu 11º Encontro

24 de Novembro de 2016

Redes

Presidenta da CNQ, Lucineide Varjão, participou dos trabalhos na manhã desta quarta-feira (23)

Ainda com algumas incertezas sobre a vendas das unidades da Solvay Indupa em Santo André e Bahía Blanca e em plena luta pela reposição salarial de 8,5% de uma única vez nas fábricas teve início o 11º Encontro da Rede de Trabalhadores no Grupo Solvay Mercosul na manhã desta quarta-feira, 23 de novembro, em São Paulo, capital.

Estão reunidos representantes das unidades brasileiras Solvay de Santo André/SP; Solvay São Paulo/SP; Solvay Dacarto Simões Filho/BA; Solvay Osasco/SP; Solvay Brotas/SP; Solvay Itatiba/SP; Solvay Paulínia/SP. Também estão presentes os companheiros argentinos da Solvay Bahía Blanca e Albert Kruft, trabalhador da unidade alemã da Solvay e membro do Comitê de empresa Europeu da Solvay.

Na abertura, lideranças dos sindicatos membros compareceram para saudar os participantes. Na mesa, mediados pelo secretário de administração do Sindicato dos Químicos do ABC e membro da coordenação da Rede, Juvenil Nunes da Costa, estavam a presidenta da CNQ, Lucineide Varjão, o presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, Raimundo Suzart, e o representante da Força Sindical, Edison Bicalho. Lucineide e Edson também integram o Comitê Executivo do sindicato global IndustriALL.

Todos que fizeram uso da palavra reforçaram a importância da rede de trabalhadores nesta difícil conjuntura para a classe trabalhadora em todo o mundo e a necessidade de sermos solidários uns com os outros em todos os países.

“Estamos vindo de uma atividade da BHP, dona da Samarco junto com a Vale, empresas responsáveis pela tragédia que aconteceu em Mariana há um ano e vimos a força do capital quando este destrói uma cidade, um rio, os trabalhadores, enfim destrói o sonho das pessoas. Lá fizemos a segunda reunião da Rede de Trabalhadores da BHP, onde tiramos diversas ações envolvendo entidades sindicais do mundo inteiro. E hoje estamos aqui no 11º encontro dos trabalhadores da Solvay”, afirmou a presidenta da CNQ.

Lucineide destacou ainda que, independentemente da empresa continuar ou não em Santo André, a Rede Solvay tem a responsabilidade de dar continuidade a esse trabalho pois é uma ferramenta importante para a organização dos trabalhadores.

O Encontro segue nesta tarde com a presença de representantes do Grupo no Diálogo Social e na quinta-feira, 24, na parte da manhã, com deliberação sobre plano trabalho e próximas ações.