Voltar

Redes químicas realizam intercâmbio sindical em São Paulo

12 de Setembro de 2016

Redes

Presidenta da CNQ, Lucineide Varjão, participa da abertura da atividade que reúne representantes das redes BASF, Bayer e Lanxess

Teve início na manhã desta segunda-feira, 12 de setembro, o Intercâmbio Sindical Redes Químicas: ações conjuntas frente às multinacionais. A atividade, que segue até amanhã, é promovida por diversas entidades parceiras, entre elas a CUT, a CNQ, a Força Sindical, CTA e FES, e acontece na sede da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Compondo a mesa de abertura ao lado de Edison Bicalho (Fequimfar/FS), Katharina Hofmann (FES) e da representante da AAPM-RA/CTA, a presidenta da CNQ destacou a importância da realização do evento. “É uma atividade importante para reforçar a solidariedade internacional entre os trabalhadores, neste momento de ataques aos direitos laborais em todo o mundo, em especial no Brasil com o golpe na democracia e na Argentina, com o governo neoliberal Macri”, afirmou Lucineide Varjão.

O secretário de relações internacionais da CNQ, Fabio Lins, destaca ainda que o intercâmbio busca fortalecer a ação sindical em rede, com a troca de informações e a ação conjunta em nível internacional frente às empresas multinacionais.  “Teremos na tarde de hoje uma mesa que abordará as experiências de organização sindical em multinacionais no Brasil e na Argentina, com a participação de redes e comissões de fábrica na BASF, Bayer e Lanxess dos dois países”, pontuou Lins.

A programação também prevê a apresentação de um panorama do setor químico e farmacêutico e as estratégias de organização sindical em multinacionais no Brasil e Argentina, que contará com a apresentação da economista Rosângela Vieira, da subseção Dieese CNQ/Fetquim.