Voltar

Salve o 20 de novembro! Zumbi somos todos nós!

19 de Novembro de 2015

Racial

Nesse mês da consciência negra, nossa homenagem especial aos que lutam cotidianamente contra a discriminação e exploração de uma raça

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, une todos àqueles que lutam pela igualdade, contra a discriminação e exploração do povo negro que, nessa data, em meados da década de 70, tomou às ruas para resgatar sua história e sua contribuição à formação da identidade brasileira. Neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi dos Palmares, um símbolo da resistência à escravidão.

Dia que se torna ainda mais especial pela crise social que passamos e diferenças raciais, étnicas, religiosas, de nacionalidade e de orientação sexual se tornam motivos para espancamentos e assassinatos.

O que temos visto no Brasil e no mundo manifestações de ódio e de cunho racista nos estádios esportivos, nos centros comerciais, nas praias, na imprensa e nas redes sociais.  Atletas, jornalistas, jovens negros, praticantes das religiões afro são agredidos, espancados, ridicularizados.

Nas periferias, filhos de trabalhadores e de trabalhadoras são assassinados em chacinas ou pela truculência policial. Pretos e pardos correspondem a 50,7% da população brasileira, de acordo com o IBGE, porém, em pesquisa divulgada pelo Ministério da Justiça em outubro/2015, esse grupo representou 72% das vítimas de homicídio no país no ano de 2013.

Urge que a classe trabalhadora resista. Que esteja unida na luta diária por uma sociedade que ponha fim a qualquer tipo de discriminação, seja econômica, racial, social, regional, cultural, religiosa.

Hoje somos todos Zumbi! 

Resistência

Zumbi, que quer dizer “a força do espírito presente”, era filho de guerreiros angolanos. Ele nasceu em um povoado de escravos no Brasil chamado de quilombo. Foi capturado quando criança por soldados e entregue a um padre chamado Antonio Melo. Esse padre ensinou o português e o latim para o menino, que era muito inteligente e foi batizado com o nome de Francisco. Aos quinze anos, ele fugiu e voltou para o Quilombo.

Lá, ele se tornou um líder e lutou contra a escravidão. Ficou conhecido como Zumbi dos Palmares. Palmares foi o nome dado à região onde ficava o quilombo porque tinha muitas palmeiras. Hoje, estado de Alagoas.

Mas uma expedição militar foi designada para destruir o povoado. Cerca de nove mil homens armados com canhões derrotaram o movimento do quilombo. No dia 20 de novembro de 1695, encontraram e mataram Zumbi.

Em 2003, com o início do governo Lula, por meio de uma lei, esse dia foi declarado como o Dia Nacional da Consciência Negra. Essa mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas do país.

Com informações da EBC