Voltar

São Paulo: entra em vigor lei que instituiu o 21 de julho como Dia Estadual do Trabalhador da Indústria Química

16 de Janeiro de 2017

Ramo

Entrou em vigor na quarta-feira (11), a  lei 16.364/2017, de autoria do deputado Luiz Fernando Teixeira, que institui o “Dia Estadual do Trabalhador da Indústria Química”, a ser comemorado 21 de julho, data que recorda a greve histórica da categoria em 1983, mobilizando três milhões de trabalhadores.

A iniciativa de reconhecimento e homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras químicas é fruto de uma luta do mandato do deputado junto a entidades sindicais que representam os trabalhadores do setor químico, entre os quais o Sindicato dos Químicos do ABC.

"É um alento ter, diante de um cenário de ameaça a direitos trabalhistas, mais uma data para homenagear a classe trabalhadora. Esse é apenas mais um passo na luta para que os trabalhadores tenham suas conquistas asseguradas", disse Luiz Fernando após a sanção de seu projeto.

Para o deputado, a categoria contribui muito para a economia e o progresso do país. O parlamentar ainda destaca que a coragem, o idealismo e o ativismo político desses trabalhadores inspiram a população de uma forma geral.

Após essa conquista, o deputado Luiz Fernando anunciou que vai procurar as entidades sindicais para debater o momento político do país e articular ações que garantam o emprego e a manutenção dos direitos trabalhistas."