Voltar

CNQ apresenta cenário da indústria químina em seminário sobre energia

19 de Agosto de 2015

Movimentos Sociais

Organizado pela Plataforma Operária e Camponesa para a Energia, atividade busca estratégia para fortalecerluta dos setores populares

Realizados nos dias 18 e 19 de agosto, o Seminário Nacional “Energia, Educação e Indústria no Brasil”, organizado pela Plataforma Operária e Camponesa para a Energia, teve participação da FUP, da CNQ e da CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT) nas discussões sobre desenvolvimento industrial no país com maior geração de emprego e renda.

O evento acontece na Casa das Irmãs, no bairro Ipiranga, em São Paulo. Representando a CNQ estavam as lideranças Itamar Sanches (secretário-geral); Silvaney Bernardi (secretário regional sul) e Cibele Izidorio (secretária de formação sindical e política).

“Neste momento delicado que o país atravessa é fundamental que haja a organização da classe trabalhadora. Temos que pensar juntos em estratégias que garantam o fortalecimento da nossa luta, envolvendo amplos setores populares da sociedade”, afirmou Cibele Vieira, que é a coordenadora do Sindpetro Unificado SP.

Segundo representantes do Movimento dos Atingidos em Barragens - MAB, “precisamos assumir a tarefa de impulsionar um processo de luta estratégico, que articule as questões daenergia, em defesa da Petrobrás e do petróleo brasileiro, por mudanças no modelo elétrico, com o uso dos recursos destes setores em especial para a Educação, e desenvolvimento industrial no país, com a maior geração de empregos e distribuição de renda possível”.

 

Projeto popular

A Plataforma Operária e Camponesa para a Energia foi criada em 2010, a partir da articulação entre trabalhadores eletricitários, petroleiros, engenheiros, atingidos por barragens e agricultores, com a proposta de criar um espaço de diálogo e articulação das lutas para se avançar em um projeto popular para a energia no Brasil.

Na Programação do Seminário, houve discussões sobre petróleo, energia, educação e indústria; debate sobre as ações a serem realizadas; e calendário de lutas.