Voltar

Série entrevistas sobre NANOTECONOLOGIA

31 de Julho de 2015

Nano

Preocupada com os desdobramentos da utilização da nanotecnologia nos processos produtivos, a Secretaria de Saúde do Trabalhador da CNQ-CUT (Confederação Nacional do Ramo Químico) apresenta uma série de entrevistas sobre o assunto. A ideia nasceu no FST 2014 (Fórum Social Temático), realizado em janeiro na cidade de Porto Alegre (RS), que também debateu o tema.

2014

Entrevista 1 - Nanotecnologia: novo cenário, possibilidades de investimentos e importância da atuação dos sindicatos, com Paulo Martins, coordenador da Renanosoma

Para contribuir com a discussão, o sociólogo Paulo Martins, coordenador da Renanosoma (Rede Brasileira de Pesquisas em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente), introduz o leitor nesse novo cenário, avalia as possibilidades de investimentos no setor e destaca a importância da atuação dos sindicatos.

Entrevista 2:  A Nanotecnologia e os trabalhadores, com Luís Renato Andrade, tecnologista da FUNDACENTRO/RS

Luís Renato Andrade aborda, entre outras coisas, as implicações das novas tecnologias para o mundo do trabalho, a importância da adoção do Princípio da Precaução e a necessidade da participação dos trabalhadores na gestão dos riscos advindos da adoção dessas novas tecnologias. 

Entrevista 3: Nenhum avanço científico, tecnológico e de inovação se justifica se não forem respeitados o ser humano e o meio ambiente, com o Prof. Wilson Engelmann

Doutor e mestre em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Prof. Wilson Engelmann coordena uma pesquisa sobre direitos humanos e nanotecnologias e nesta entrevista ele aborda, entre outras coisas, a urgência nas discussões sobre um marco regulatório das nanotecnologias. 

Entrevista 4:  Nanotoxicologia: a nanotecnologia e os impactos à saúde dos trabalhadores, com Dra. Maria De Fatima Torres F. Viegas 

Dra. Maria De Fatima Torres F. Viegas nos fala, entre outros temas, sobre a Nanotoxicologia, cuja missão primordial é nortear o desenvolvimento seguro e sustentável da Nanotecnologia e sua relação com a proteção à saúde dos trabalhadores(as). 

Entrevista 5: Comunicação e Nanotecnologia, com Fernanda Marquez

A jornalista da Fiocruz, Fernanda Marquez, mestre e doutora em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ, é a quinta entrevistada da série e traz à luz o interessante debate sobre nanotecnologia e comunicação. Para ela, compreender essas relações é estratégico para que essa nova tecnologia esteja a serviço da cidadania e não restrita aos interesses econômicos de minorias.

2015

Entrevista 6 Ação sindical inovadora sobre nanotecnologia no Ramo Químico da CUT, com Thomaz Ferreira Jensen 

Thomaz Jensen é economista do Dieese,  autor de estudos e artigos sobre temas relacionados ao mundo do trabalho, particularmente na indústria química. No tema das nanotecnologias, destacam-se a História em Quadrinhos “Nanotecnologias: Maravilhas e Incertezas no Universo da Química”, publicada pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (Fundacentro), em maio de 2010, e a nota técnica “Nanotecnologias e os trabalhadores do ramo químico – um registro da trajetória dos Químicos da CUT no Estado de São Paulo”, editada pelo DIEESE em março de 2009.

Entrevista 7 - A nanotecnologia e seus impactos na saúde, na segurança e na sociedad, com Dra. Arline Arcuri - Fundacentro

Nesta interessante entrevista, Dra.Arline aborda desde um breve histórico do uso da nanotecnologia, já encontrada na Idade Média, até seus impactos nas relações de trabalho, na saúde física e mental do trabalhador e os riscos na segurança da sua utilização que precisam ser observados.

Entrevista 8 - Nanoformas, nanotoxilogia e os estudos de Limites de Exposição para nanoecologia e nanoepidemiologia, com a Dra. Mey Rose de Mello Pereira Rink, da Fundacentro

Dra. Mey Rose faz um histórico da descoberta das nanoformas e aborda seus potenciais de uso e de toxicidade