Voltar

Sindiplast Manaus realiza atividade com a juventude

19 de Abril de 2016

Juventude

Formação e informação marca atuação com os jovens

Por Josenildo Melo - Assessor CNQ-CUT

 

A cada dia mais e mais jovens ingressam no mercado de trabalho, jovens que chegam muitas vezes no seu primeiro emprego de forma não qualificada. O trabalhador (a) não qualificado recebe baixos salários e fica cada vez mais nos trabalho informal e precário.

 

Com objetivo de qualificar os trabalhadores e trabalhadoras, o sindicato dos trabalhadores nas indústrias Plásticas de Manaus está realizando cursos de qualificação para os jovens da categoria, ou seja, realizando cursos de informática e idiomas.

 

Estes cursos irão contribuir na formação técnica dos jovens e assim possibilitando aos mesmos garantir um trabalho digno e também uma boa renumeração salarial.

Com a implementação destes cursos o sindicato também atua na conscientização dos trabalhadores e trabalhadoras, pois estes jovens são os futuros trabalhadores na indústria. Sendo assim, a cada curso realizado o sindicato faz uma reflexão junto aos jovens trabalhadores e trabalhadoras.

 

Do inicio ao fim do curso os dirigentes do sindicato dialogam com os jovens sobre a importância do sindicato, a importância de estar sócio ao sindicato e a importância da participação dos trabalhadores e trabalhadoras nas lutas do sindicato.

 

“Estes cursos ajudam a conscientizar os trabalhadores e trabalhadoras sobre o papel do sindicato, más também contribui para fortalecer a luta dos trabalhadores nos locais de trabalho”, afirma Francisco Brito – Presidente do Sindicato.

Esta aproximação com a juventude é estratégica para o sindicato, pois traz o trabalhador (a) cada vez mais para perto do sindicato.

 

Esta ação é o resultado do trabalho do jovem sindicalista Marcio Nercessian, em conjunto com a direção do sindicato, pois o Marcio participa de um projeto de formação sindical para Jovens da IndustriALL – Federação Internacional dos trabalhadores Químicos, Metalúrgicos e Têxteis.

 

O companheiro Marcio Nercessian participa deste projeto representando a CNQ, o que consolida o plano de ação do Marcio no projeto de juventude da IndustriALL.

 

“Falar com jovem, falar a linguagem do jovem e estar próximo aos jovens são ações fundamentais para fortalecer a luta e o sindicato. Estes cursos contribuem para o sindicato estar sempre mais próximo dos jovens”, afirma Marcio Nercessian – Diretor de formação do Sindicato e integrante do projeto de jovens da IndustriALL

 

O sindicato buscará realizar outras iniciativas para aproximar os jovens do sindicato, fique atento as informações no site e boletins do sindicato.