Voltar

SINDIPOLO-RS inicia negociações por aumento real nos salários

20 de Setembro de 2021

Sindical

Graças ao empenho de trabalhadoras e trabalhadores, empresas do setor petroquímico vêm atingindo lucros acima das expectativas

Companheiras e companheiros dos setor petroquímico do Rio Grande do Sul estão mobilizadas/os para a Campanha Salarial de 2021. Nas cláusulas econômicas, a base representada pelo SINDIPOLO, filiado à CNQ-CUT, reivindica, além do reajuste da inflação, aumento real de 5% nos salários.

A proposta foi oficialmente entregue ao patronato em contexto de lucros acima das expectativas por parte das empresas Polo/RS, Braskem, Arlanxeo, Innova e Oxiteno, mesmo com a crise econômica e sanitária,.

A direção do SINDIPOLO lembra que esses resultados vêm sendo alcançados às custas do trabalho da categoria, que não parou a produção durante a pandemia da Covid-19.

A pauta de reivindicações contempla ainda: correção da inflação e mais 5% no piso salarial dos petroquímicos do Rio Grande do Sul, nos auxílios e cartão alimentação no valor de R$ 600,00.

 

Inflação em alta

Os próximos dias e semanas serão de negociação junto às empresas. Trabalhadoras e trabalhadores da Arlanxeo e ESBR/EPDM têm como data-base o dia 1º de setembro. Nesse caso, a projeção do INPC - adotado como parâmetro para a reposição salarial - é de 9,96%.

Para as companheiras e companheiros de outras empresas, a data-base é 1º de outubro, com previsão de inflação em 9,46%.

 

Principais itens da pauta:

– Correção dos Salários pelo índice do INPC;

– Recomposição da Perda Salarial: mais 5%

– Correção do Piso Salarial da Categoria: INPC + 5%

– Correção dos Auxílios: INPC + 5%

 – Recuperação da Massa Salarial Perdida nos 12 últimos meses: Uma Remuneração

– Cartão Alimentação/Vale Rancho: R$ 600,00.