Voltar

SINTREXBEM tem vitória judicial contra mudanças arbitrárias nos turnos da Suzano-BA

01 de Junho de 2022

Sindical

Após rejeição de proposta pela categoria, empresa impôs nova escala prejudicial aos trabalhadores; liminar retomou termos do acordo anterior

O SINTREXBEM – Sindicato dos Trabalhadores da Extração de Madeira do Extremo Sul da Bahia, filiado à CNQ-CUT, conquistou importante vitória judicial contra mudança arbitrária nos turnos de trabalhadoras e trabalhadores da unidade da Suzano no município de Mucuri (BA).

Nesta semana, a Justiça do Trabalho de Teixeira de Freitas concedeu liminar para que sejam retomados os termos do acordo anterior firmado entre a empresa e a entidade representante da categoria

De forma unilateral, sem diálogo com o sindicado nem com os trabalhadores, a empresa havia imposto a escala de 6 dias de serviço por 2 de folga – prejudicial à categoria, que, anteriormente, se organizava na escala de 5 por 2.

“O acordo que tínhamos venceu e recebemos uma nova proposta, para uma escala de 4 por 2, só que aumentando a jornada diária de trabalho. Em assembleia, a categoria não aceitou este modelo e, quando fomos tentar reabrir o diálogo, a Suzano comunicou que havia decidido pelos turnos de 6 por 2, sem qualquer novo tipo de consulta”, relata o Secretário-Geral do SINTREXBEM, Silvânio Alves de Oliveira.

O dirigente relata ainda que o sindicato cogitou que a empresa tivesse negociado as novas condições individualmente com os trabalhadores – possibilidade prevista pela legislação desde a vigência da Reforma Trabalhista de 2017. Em nova assembleia, contudo, foi averiguado que sequer esse cuidado foi tomado pelos patrões.

“Com a anuência dos trabalhadores, então, o jurídico do SINTREXBEM entrou com a ação e, agora, tivemos essa liminar. Não é algo definitivo, pois o mérito da ação ainda vai ser julgado, mas já é uma primeira e importante vitória. As empresas precisam entender que não podem tomar decisões que afetam tão bruscamente a vida dos seus empregados sem dialogar com eles”, destaca Silvânio.