Voltar

Trabalhador é demitido de multinacional por ter participado do protesto Ocupa Brasília

10 de Junho de 2017

Filiados

O Sindicato dos Vidreiros de São Paulo está denunciando a fábrica de vidros Cebrace, do Grupo francês Saint Gobain pela demissão de um trabalhador por ter participado do protesto realizado no último dia 24, o Ocupa Brasília.

Assim que tomou conhecimento do ocorrido, o Sindicato realizou assembleia na porta da fábrica, localizada em Jacareí, interior de São Paulo, para esclarecer a situação e mobilizar os operários contra essa medida da empresa. O Sindicato fará uma Campanha

Além de autoritária e de desrespeito ao livre direito constitucional de expressão e manifestação, a demissão é claramente uma atitude antissindical. De acordo com as informações do Sindicato, o trabalhador demitido tem mais de 15 anos de empresa e está em pleno exercício do mandato da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Em nota, a Coordenação Nacional do Movimento Pelo Socialismo (M-LPS), afirma que empenhará todos os seus esforços para a readmissão do companheiro. Confira abaixo:

MEXEU COM UM MEXEU COM TODOS!

 

READMISSÃO IMEDIATA DO COMPANHEIRO PIVA!

 

No dia 8 de junho recebemos a noticia que um companheiro operário havia sido demitido por justa causa com a alegação que teria quebrado a confiança e participado de um protesto em Brasília, inclusive a gerência apresentou fotos do facebook.

O caso aconteceu em uma fábrica de vidros, a Cebrace  em Jacareí interior de São Paulo. Esta empresa é uma das maiores produtoras de vidro plano do país e faz parte do Grupo multinacional francês Saint Gobain. Esta multinacional tem várias plantas no país de transformação de vidro, abrasivos entre outras, além de ser também proprietária da rede Telha Norte de material de construção.

A atitude da multinacional é truculenta, selvagem e afronta a Constituição Federal que garante a liberdade de expressão e o direito de manifestação. Esta é a verdadeira face dos capitalistas.

E a arbitrariedade é mais selvagem, pois o companheiro Piva está no exercício do mandato de cipeiro eleito pelos trabalhadores.

Imediatamente o Sindicato dos Vidreiros marcou uma Assembleia na fábrica para esclarecer a situação e mobilizar os operários contra esta medida da empresa.
O companheiro Piva tem mais de 15 anos na empresa e estava em seu quarto mandato como cipeiro.

Sob a direção do Sindicato, foram realizadas assembleias em todos os turnos e por unanimidade foi aprovado apoio e solidariedade e a abertura de negociação com a empresa para readmissão do companheiro.

Na próxima semana o Sindicato iniciará uma campanha de Moções e já tem uma assembleia marcada onde desde já, convidamos todos
lutadores, democratas, movimentos sociais, sindicatos para se somarem a esta luta.

A demissão do companheiro é uma atitude que afronta os direitos democráticos e de organização sindical.

De nossa parte, empenharemos todos esforços pela readmissão do companheiro.