Voltar

Trabalhadores da Owens Illinois protestam contra terceirização no Rio e em São Paulo

03 de Agosto de 2018

Ramo

Com apoio da CNQ-CUT, os vidreiros de São Paulo e Rio de Janeiro realizaram, simultaneamente, uma assembleia em três turnos na Owens Illinois Brasil São Paulo e na Owens Illinois Brasil Rio no dia 31 de julho passado, que contou com a presença maciça das lideranças do Sindicato dos Vidreiros de São Paulo, do Rio de Janeiro e da FETRAQUIM-RJ.

O que motivou a assembleia-protesto foi a demissão de 130 trabalhadores do setor de empilhadeiras, sendo 80 de São Paulo, e a empresa contratou imediatamente terceirizados para a função.

"A assembleia foi um sucesso nos três turnos, com adesão de todos os trabalhadores e trabalhadoras da empresa", comentou a Secretaria Setorial Vidros e Cerâmica da CNQ, Ivonete Pereira César, do Sindicato dos Vidreiros de São Paulo.

As lideranças discutiram com os trabalhadores a questão da terceirização e precarização no setor de trabalho e, em protesto, a produção foi parada por 1 hora. Os trabalhadores aprovaram um documento de lei de greve, baseado na “demissão em massa”.

As lideranças sindicais estão pedindo apoio a parlamentares e à Comissão que discute Terceirização na Câmara Federal e os sindicatos de Campinas e Pedreira e do de Pernambuco também estão alertas.

Na assembleia do dia 31, o vereador de Ferraz de Vasconcelos, Claudio Ramos, o deputado federal Orlando Silva, representantes da Apeoesp e lideranças da CUT-SP, entre os quais Miranda, da Resistência, estiverem presentes para prestar solidariedade à luta da categoria.