Voltar

Trabalhadores da Xerox do Brasil estão em greve em protesto ao anúncio de demissões

22 de Novembro de 2017

Ramo

Trabalhadores da empresa Xerox do Brasil, multinacional de bandeira americana, estão em greve desde segunda-feira (20) em protesto às demissões anunciadas pela empresa para a próxima semana. A multinacional anunciou o fechamento da unidade, localizada em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, e o desligamento de todos os funcionários.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Químico (Sindiquímica- Bahia), entidade que representa a categoria, 90 trabalhadores estão parados e concentrados na área externa da unidade, em Simões Filho.

O sindicato se reuniu com a direção da empresa para obter mais informações sobre a decisão da multinacional.  A Xerox alegou diminuição da demanda dos produtos no mercado interno e por isso decidiu fechar a unidade na Bahia.

Porém até o momento, a empresa não se posicionou sobre a situação dos trabalhadores demitidos. “A Xerox informou que até o dia 27 encerra suas atividades, faltam apenas cinco dias e os funcionários não sabem como serão feitos os desligamentos. Esperamos que a empresa não passe o calote nos trabalhadores”, adverte o diretor do Sindiquímica, Italjimar Moura.

Foi formada uma comissão de trabalhadores, que, junto com o Sindiquímica, vai tentar se reunir com a direção da multinacional para negociar a situação dos trabalhadores.

A Xerox produz matéria prima para impressoras e fotocopiadoras.

Fonte: Comunicação Sindiquímica Bahia