Voltar

Trabalhadores do Polo de Camaçari, na Bahia, aprovam adesão à greve geral de 28/4

26 de Abril de 2017

Greve Geral

Trabalhadores diretos e terceirizados das empresas do Polo Petroquímico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) aprovaram adesão à greve geral marcada para sexta-feira (28). A assembleia ocorreu na manhã desta quarta-feira (26), após um ato de protesto que reuniu várias categorias da indústria contra as reformas trabalhista e previdenciária que tramitam no Congresso Nacional.  A liberação da terceirização também foi criticada pelos dirigentes sindicais.

Por volta das 5h, os dirigentes sindicais iniciaram o piquete em uma das vias próxima a empresa Braskem, desviando os ônibus para o local do ato que começou por volta das 8h sob forte chuva. Foram organizados também piquetes em outras vias de acesso ao Polo de Camaçari para garantir a participação dos trabalhadores na mobilização. Petroquímicos, químicos, metalúrgicos, além de trabalhadores da construção civil, da alimentação, vigilantes participaram do movimento que atrasou o início da jornada de trabalho e o revezamento dos turnos.

Para os organizadores, este ato foi um dos maiores realizados nos últimos anos, já que conseguiu reunir todas as categorias que trabalham nas fábricas do complexo petroquímico.

“Não vamos aceitar calados e sem reagir a retirada dos nossos direitos como querem os golpistas com a reforma trabalhista, é retrocesso total para os trabalhadores. Portanto, só tem uma saída que é a união da classe trabalhadora na construção da greve geral dia 28 de abril para barrar as reformas”, enfatizou o presidente da CUT Bahia, Cedro Silva. 

Depois do ato foi realizada uma assembleia e os trabalhadores por unanimidade aprovaram a adesão à greve geral convocada pelas centrais sindicais e Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo para sexta-feira.

Estavam presentes ao movimento Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Químico (Sindiquímica), Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza (Sindilimp), Sindicato dos Vigilantes, Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação (Sintercoba), Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Camaçari (Sinditiccc), Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Professores de Camaçari (Sispec), Sindimetropolitano, Sindicato dos Trabalhadores da Borracha (Sindiborracha), Sindicato dos Trabalhadores do Papel (Sindicelpa).