Voltar

Trabalhadores do Polo de Camaçari protestam neste 14/9 - Dia Nacional de Luta

14 de Setembro de 2017

Filiados

Sindicato distribuiu a Cartilha da CNQ sobre a Reforma Trabalhista

Trabalhadores e trabalhadoras das fábricas do Polo de Camaçari, na Bahia, aderiram ao Dia Nacional de Lutas e Protestos contra a redução de direitos, convocado pela CUT para esta quinta-feira (14). O movimento começou por volta das 6h, no Polo Petroquímico de Camaçari e reuniu trabalhadores petroquímicos, químicos, do papel e da borracha. Os ônibus que levavam os trabalhadores do turno e administrativo foram desviados para o estacionamento do Pool I, local do protesto.

Durante a manifestação, o Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Químico (Sindiquímica), lançou a cartilha "Diga Não à Retirada de Direitos", que explica como a reforma trabalhista vai atingir os direitos dos trabalhadores, organizada pela Confederação do Ramo Químico (CNRQ-CUT).  A cartilha, que utiliza linguagem simples e de fácil compreensão, foi distribuída entre os trabalhadores.

O Sindiquímica também começou a coleta de assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que propõe a revogação da Reforma Trabalhista de Temer, prevista para entrar em vigor no próximo dia 11 de novembro. A campanha pela anulação da Reforma Trabalhista foi aprovada pelas confederações, federações e sindicatos da CUT, durante o recente Congresso Extraordinário e prevê também a criação de comitês por essas entidades, para coleta de assinatura. O Sindiquímica já conta com esse comitê. O protesto encerrou por volta das 9h30 com a liberação dos ônibus que seguiram para as fábricas do Polo de Camaçari.

Campanha salarial

Os petroquímicos baianos estão em campanha salarial. Já aconteceu a reunião de Modus Vivendi, na semana passada. Na tarde desta quinta-feira (14) acontece uma rodada de negociação com o patronato, na Federação das Indústrias da Bahia (FIEB). Os petroquímicos reivindicam 5% de reajuste salarial correspondente à reposição das perdas salariais e ganho real.

Fonte: Comunicação do Sindiquímica BA