Voltar

Trabalhadores do ramo químico resistem ao ataque de Temer

13 de Julho de 2017

Ramo

Confira reportagem do Seu Jornal, da TVT, sobre o primeiro dia de trabalhos do VIII Congresso da CNQ

Trabalhadores e trabalhadoras do ramo químico da CUT  estão reunidos desde o dia 12 de julho, em São Paulo, no VIII Congresso da CNQ-CUT para discutir formas de organização e resistência aos ataques promovidos pelo governo Temer aos direitos trabalhistas, civis e humanos e eleger a nova direção da entidade para a gestão 2017 - 2021. O evento conta com a participação de 238 delegados e delegadas de todo o país, e também marca os 25 anos de existência da Confederação, criada em 1992.

"A fome não está voltando, a fome voltou. Nós temos que discutir isso com os companheiros e com as companheiras neste congresso", afirmou a presidenta da CNQ-CUT, Lucineide Varjão, na abertura do evento.

Para além da realidade nacional, Lucineide aponta que as transformações que afetam negativamente o Brasil fazem parte de uma conjuntura mais ampla, e destaca a necessidade de os trabalhadores também se articularem internacionalmente. 

"Na mesa de análise de conjuntura, vimos que perpassa não só pelo Brasil essas transformações. Estão acontecendo no mundo inteiro, e o movimento sindical precisa se organizar. O capital já está organizado, então nós precisamos dar esse levante de enfrentamento", afirmou a presidenta, em entrevista à repórter Michelle Gomes, para o Seu Jornal, da TVT

"São vários os países em que a gente diz que os governos são meras marionetes dos grandes capitalistas, das grandes empresas transnacionais, que querem mudar a legislação dos países para baratear a mão de obra. É esse o papel que o governo ilegítimo e golpista está desempenhando em nome desses interesses", destacou Valter Sanches, secretário-geral da IndustriALL (federação internacional que reúne trabalhadores da indústria), fazendo menção à proposta de reforma trabalhista do governo Temer aprovada pelo Senado na última terça-feira (11).

Assista AQUI a reportagem do Seu Jornal (TVT).

Os trabalhos do VIII Congresso continuam até a tarde desta sexta-feira, 14 de julho, e podem ser acompanhados pela transmissão ao vivo que está sendo feita no facebook da entidade.