Voltar

#VaiTerLuta: Golpe é contra você, trabalhador e trabalhadora

19 de Abril de 2016

Brasil

Vergonha. A aprovação da abertura do processo de impeachment da Presidenta Dilma neste domingo, 17 de abril, na Câmara dos Deputados por 367 votos a favor e 137 contra, desmascarou definitivamente o discurso de combate à corrução e revelou a podridão que se transformou esse Congresso, o mais conservador e corrupto da história do nosso país.

Uma maioria de políticos manchados pela corrupção, sendo investigados e até réus, como o presidente o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), levaram até as últimas consequências um processo de impeachment contra uma presidenta da República eleita por mais de 54 milhões de votos, e contra a qual não há, até agora, acusação efetiva de qualquer crime.  

Como criança mimada, que não aceita perder, a oposição iniciou o processo golpista tão logo o resultado das urnas, em 2014, foi divulgado, dando vitória por maioria de votos à Dilma Rousseff. Fraca e sem votos, ela tem ao seu lado uma mídia mentirosa, manipuladora e criminosa, juízes ditos “salvadores da pátria”, empresários da FIESP e banqueiros da Fenaban para voltar ao poder e retomar uma histórica tradição brasileira: a de governar para poucos.

Não se engane, o que de fato querem os golpistas é cortar os direitos sociais e trabalhistas, privatizar e entregar o pré-sal às empresas estrangeiras.

Não vamos aceitar o retrocesso!

Faremos pressão agora sobre o Senado, mas a luta continua nas ruas, contra o golpe, em defesa da democracia e dos nossos direitos.

Nós não vamos legitimar um governo Temer e Cunha, que farão jus aos financiadores do golpe, colocando em prática o plano “Ponte para o futuro”: um apanhado de propostas CONTRA os direitos da população brasileira, tais como:

- Liberar totalmente a terceirização acabando com os direitos trabalhistas

- Barrar o crescimento do salário mínimo

- Reformar a previdência com elevação da idade mínima para aposentadoria

- Restringir o bolsa família e limitar o FIES e o PRONATEC à camada dos 10% mais pobres da população

- Excluir o FGTS para financiamento do Minha Casa Minha Vida comprometendo a viabilização do programa

- Acabar com o regime de partilha do Pré-sal

- Permitir que as empresas façam doações à campanhas eleitorais de novo, retomando um dos principais focos de corrupção e compra de votos de parlamentares

União e luta para barrar os ataques!

A hora agora é de unidade entre os trabalhadores e trabalhadoras de todas as categorias para lutar contra o retrocesso e defender a continuidade de tudo aquilo que conquistamos a duras penas.

Várias gerações lutaram para que hoje tivéssemos direitos como 13º salário, férias, PLR, auxílio-creche, licença-maternidade e aposentadoria por tempo de serviço. Assim como programas sociais como o Pronatec, FIES, PROUNI, Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família. Não podemos abrir mão de nenhum direito.