Voltar

Encontro Rede Braskem Abril 2015

14 de Abril de 2015

Cerca de 40 trabalhadores, trabalhadoras e sindicalistas do ramo químico participaram do encontro da Rede Braskem, realizado entre os dias 10 e 12 em Maceió

A atividade teve como objetivo a elaboração de uma estratégia de comunicação e de troca de informações da rede, a discussão sobre a ampliação e internacionalização da rede sindical e o debate sobre os desafios postos ao diálogo social com a empresa.

Segundo o coordenador da rede, Marcondes Machado, também estão entre as atividades previstas para este ano o início dos contatos com trabalhadores da multinacional no México, a fim de viabilizar a internacionalização das ações. “Queremos saber mais sobre a implantação da Braskem no México, a situação dos trabalhadores e como está sendo este processo, divulgado no país como Projeto Etileno XXI”, afirma.

A manutenção da rede ao longo do ano também esteve na pauta. “Vamos aprofundar o debate de como será a relação do sindicato com a rede e como será a arrecadação de fundos a partir de agora. Nossa ideia é garantirmos um ou dois encontros de rede durante o ano”, afirma o coordenador. Outro desafio será o adiantamento das negociações quanto a data-base, fixadas em setembro, outubro e novembro, de acordo com a região. A intenção é que seja elaborada uma pauta prévia, para ser enviada e negociada antes.

O encontro da Rede Braskem é parte do projeto Promoção dos Direitos Trabalhistas na América Latina, gerido por Instituto Observatório Social, CUT Brasil, CNQ - Confederação Nacional do Ramo Químico e Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e apoiado pelo centro de formação DGB BW.

Texto: Paola Bello (Instituto Observatório Social)

Fotos: Cecília Soto/Sindquímica BA