Voltar

11 DE JULHO: mobilizações no ramo químico

12 de Julho de 2013

Filiados

Trabalhadores da categoria marcam o Dia Nacional de Luta Mobilizações, protestos, passeatas, paralisações e outras formas de manifestação...

Trabalhadores da categoria marcam o Dia Nacional de Luta

Mobilizações, protestos, passeatas, paralisações e outras formas de manifestação agitaram o Brasil em 11 de julho com o objetivo de fortalecer a Pauta da Classe Trabalhadora em defesa de legítimas reivindicações. As 40 horas semanais, fim do fator previdenciário, fim da terceirização são exigências que encabeçam a pauta. Confira algumas das atividades realizadas pelas entidades que integram o ramo químico. É todo mundo junto na luta por:

• Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários;
• Contra o PL 4330, da Terceirização;
• Fim do fator previdenciário;
• 10% do PIB para a Educação;
• 10% do orçamento da união para a saúde;
• Transporte público e de qualidade;
• Valorização das aposentadorias;
• Reforma agrária;
• Suspensão dos leilões de petróleo.

Pauta da CUT Nacional
• Plebiscito da reforma política.

 

Petroleiros no Brasil: para conferir as mobilizações nacionais clique aqui.

 

Químicos de São Paulo:

Manifestação na Zona Sul

Madrugada do dia 11: trabalhadores químicos protestaram logo cedo em Santo Amaro, Zona Sul paulistana, nas imediações da Avon. A mobilização contou com a adesão de funcionários da empresa. Os companheiros seguiram em caminhada e pararam o trânsito na ponte João Dias. Mais tarde, os trabahadores reforçaram o ato na Avenida Paulista.

Fotos: Eduardo Oliveira

969311 663070397056259 633290494 n

dia 11 quimicos sp a

 




 

 

 

 


 

 

Químicos do ABC:

Paralisações na BASF Demarchi, Davene, Bem Estar e RECAP

A categoria química do ABC se engajou nas manifestações do Dia Nacional de Lutas, convocado pelas centrais sindicais. O Sindicato dos Químicos do ABC promoveu paralisações de quatro horas na BASF Demarchi, em São Bernardo do Campo, e nas empresas Davene e Bem Estar Cosméticos, em Diadema. Em Mauá, o sindicato integrou o protesto e paralisação na Refinaria de Capuava (RECAP), realizado conjuntamente com sindicatos parceiros.

São Bernardo: Logo no início da manhã, por volta das 5h30, o sindicato deu início a um protesto na empresa BASF Demarchi,em São Bernardo do Campo. O pessoal do turno da manhã aderiu à manifestação e por volta das 7h30 os trabalhadores e trabalhadoras do setor administrativo também não entraram na fábrica, totalizando aproximadamente 1300 trabalhadores parados até às 10h da manhã.

As reivindicações que mais pesaram para os trabalhadores aderirem ao protesto foram: fim da precarização do trabalho (contra o PL 4330 da terceirização), jornada de 40 horas semanais (a produção da BASF já faz 39 horas semanais, mas o setor administrativo não) e a PPR (Programa de Participação nos Resultados) - trabalhadores (as) estão em alerta e caso as metas específicas sejam inatingíveis vão exigir reabertura das negociações. Após o protesto, os dirigentes sindicais e a militância se dirigiram ao Paço de São Bernardo para o ato conjunto da CUT e demais centrais sindicais.

Diadema: Por volta das 6h da manhã, o sindicato promoveu protesto com os trabalhadores da empresa Davene e Bem estar Cosméticos, que aderiram à paralisação que durou também quatro horas. Ao final dirigiram-se à BASF Demarchi para engrossar a outra manifestação. A Avenida Maria Servidei Demarqui foi fechada pelos manifestantes que iam em direção ao Paço de São Bernardo para o ato unificado.

Mauá: Os sindicatos dos petroleiros, químicos, minérios, construção civil e trabalhadores da confecção realizaram ato de protesto conjunto em frente à Refinaria de Capuava (RECAP), paralisada das 6h às 9h. A Avenida Alberto Soares de Sampaio foi fechada nos dois sentidos e os manifestantes também dirigiram-se ao Paço Municipal de São Bernardo.

Na parte da tarde, saíram delegações das três regionais para o ato unificada na Avenida Paulista, na capital.

Fotos: Valdir Lopes e Dino Santos

BASF Demarchi Foto Valdir Lopes 0012 baixa

Davene 0035 baixa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recap Refinaria de Capuava Foto Dino Santos 0038 baixa

 

 

 

 

 

 

Nas imagens (da esquerda para a direita): manifestações na portaria da Basf, Davene e Recap

 

 

Plásticos de Manaus e Amazonas:

Sindiplast-AM: plásticos protestaram no polo industrial de Manaus

Trabalhadores e trabalhadoras da categoria reforçaram o Dia Nacional de Luta e participaram de mobilização no polo industrial de Manaus. Nas imagens, um momento da passeata que também percorreu a rua Waldomiro Lustoza, Centro e arredores. Organização: Sindiplast-AM (Sindicato dos Plásticos de Manaus e Amazonas) e demais entidades sindicais.

Fotos: Sindiplast-AM

sindiplast foto 1

sindiplast foto 2

sindiplast foto 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sindiquímica Bahia:

Trabalhadores ocuparam as ruas do centro de Salvador

Milhares de trabalhadores ocuparam as ruas do centro de Salvador na grande Marcha da Classe Trabalhadora. A Marcha saiu do Campo Grande rumo à Praça Municipal, por volta das 13h. Representantes dos movimentos sociais, estudantis, feministas, sem teto, do Fórum Nacional da Democratização da Comunicação também aderiram à mobilização.

Carregando cartazes com as bandeira de luta da CUT, dirigentes do Sindiquímica caminharam até a Praça Municipal.

Horas antes, os mesmos dirigentes estavam concentrados em diversos pontos na Região Metropolitana de Salvador ajudando a desviar os ônibus e veículos que levavam os trabalhadores da área industrial do Polo de Camaçari, CIA, Candeias, Camaçari e São Francisco do Conde.

Ocupação da Rede Bahia

Eram 7h quando os manifestantes ocuparam a Rede Bahia, afiliada da Rede Globo de Televisão, na Federação. O ato simbólico na Rede Bahia é pelo histórico marcado por escândalos de corrupção. O império consolidado por Antônio Carlos Magalhães foi construído quando o ex-senador se encastelou no Ministério das Comunicações durante o Governo de José Sarney, em 1986, com o objetivo de formar uma rede de alianças midiáticas sob a direção da sua família e grupo político, para dominar a política no estado da Bahia e perseguir a oposição.

A Rede Bahia controla os meios de comunicação de massa no estado e impede que o povo trabalhador tenha acesso à informação de qualidade, inviabilizando a ampliação da democracia no país e na Bahia. Atrelada a um passado sombrio, a empresa se beneficiou de trapaças e ilegalidades nas concessões de radio e TV, operadas pelo então Ministro ACM.

De acordo com informações do grupo que comandou a ocupação da Rede Bahia, o ato simbólico, além de protestar contra o monopólio da família Magalhães na Bahia, serve para exigir a democratização dos meios de comunicação que busca também um novo marco regulatório da mídia.

Foto: Lucia Correia Lima

sindiquimica bahia dia 11 a

sindiquimica bahia dia 11 c

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sindiquimica bahia dia 11 d

sindiquimica bahia dia 11 f

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sindiquimica bahia dia 11 g

sindiquimica bahia dia 11 h

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sindiquímica Pernambuco

Confira as mobilizações que ocorreram em Igarassu com a participação do Sindiquímica Pernambuco, centrais sindicais, MST e  demais entidades de classe. Companheiros que integram a CNQ participaram ativamente das atividades. Segundo o jornal da categoria: "A rua é o nosso lugar e a luta nosso destino".

Foto: Sindiquímica-PE

999497 foto 1

 1069388 foto 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

998360 foto 2

1016241 foto 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para capturar o informativo do Sindiquímica-PE na íntegra clique aqui:

sindiquimica-pe pagina 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sindiquimica-pe pagina 4

 

Com informações da CUT Nacional, CUT Estaduais, sindicatos e federações filiadas à CNQ-CUT, redes sociais.

 

Leia também:

Petroleiros param em várias bases e reforçam Dia Nacional de Luta

http://www.cnq.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=957:petroleiros-param-em-varias-bases-e-reforcam-dia-nacional-de-luta&catid=34:filiados