Voltar

1ª Reunião Regional da IndustriALL Global Union reforça a solidariedade na América Latina e Caribe

23 de Maio de 2013

Internacional

            Realizada nos dias 15 e 16 de maio, em Buenos Aires, Argentina, a 1ª Reunião Regional dos filiados da IndustriALL Global...

indus 2

 

 

 

 

 

 

Realizada nos dias 15 e 16 de maio, em Buenos Aires, Argentina, a 1ª Reunião Regional dos filiados da IndustriALL Global Union decidiu fortalecer a solidariedade internacional e a unidade de classe. Lucineide Varjão, Coordenadora da CNQ, e Sérgio Novais, Secretário de Administração e Finanças da CNQ e membro do Comitê de Finanças da IndustriALL, participaram do evento e integraram os intensos debates sobre política industrial, emprego e desenvolvimento sustentável.

indus 1

luci retrato

 

 

sergio retrato

 

 

Lucineide Varjão e Sérgio Novais representaram a CNQ-CUT no 1ª Reunião Regional da IndustriALL, em Buenos Aires.

 

 

 

 

A importância do trabalho como mobilizador da indústria e força motora do desenvolvimento; a estratégia da ação sindical no Mercosul como elemento de articulação política foram alguns dos pontos aprofundados pelos analistas e sindicalistas presentes. Questões como juventude e mulheres, as experiências setoriais e as formas de combate ao trabalho precário foram discutidas num clima de troca de experiências. Na ocasião, foi aprovada a proposta do Grupo de Mulheres do Comitê Executivo da IndustriALL que prevê ações que fortaleçam a igualdade de gênero. Um plano de atuação regional também foi definido.

O Secretário Geral da IndustriALL, Jyrki Raine, finalizou o evento com uma saudação aos presentes: “A luta continua”. Para ele, é fundamental apontar oportunidades às mulheres e jovens. Os participantes também aprovaram por unanimidade um próximo encontro regional para os dias 6 e 8 de maio de 2014, na Colômbia, como demonstração de solidariedade à luta do movimento sindical colombiano.


IndustriALL

Uma potência mundial

Criada em junho de 2012, a IndustriALL Global Union é a maior federação sindical do planeta. Reúne 50 milhões de trabalhadores em 140 países. É o resultado da união de três importantes federações: a FITIM (metalúrgicos), a ICEM (químicos) e a FITTVC (têxteis/vestuário).

A CNQ-CUT integra e participa da IndustriALL.

Leia mais. Acesse o site da IndustriALL:

http://www.industriall-union.org/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Dino Santos/CNQ-CUT e IndustriALL