Voltar

2° Seminário de Juventude da IndustriALL reúne jovens químicos

15 de Setembro de 2013

Internacional

Intercâmbio internacional marca encontro na Praia Grande         Representantes da juventude da CNQ-CUT (Confederação Nacional do Ramo...

Foto da Jaqueline apresentandoIntercâmbio internacional marca encontro na Praia Grande

 

 

 

 

Representantes da juventude da CNQ-CUT (Confederação Nacional do Ramo Químico) participaram do 2° Seminário Nacional de Jovens da IndustriALL. Realizado nos dias 10 e 11 de setembro, na colônia de férias do Sindicato das Costureiras de São Paulo, na Praia Grande, litoral de São Paulo, a atividade reforçou o intercâmbio com entidades internacionais.

A delegação da Confederação contou com os seguintes dirigentes: Jaqueline Souza, diretora do Sindicato dos Químicos e Plásticos de SP; Cleiton Pedro e Elza Oliveira, diretores do Sindicato dos Químicos do ABC.

Um dos temas do seminário foi a troca de experiências na área de organização da juventude nos espaços sindicais. Para aprofundar os debates e colocar a teoria em prática, os participantes integraram duas videoconferências com representantes do IG Metall (sindicato nacional dos metalúrgicos alemães) e da CCOO (confederação sindical dos trabalhadores na indústria, da Espanha).

Para Jaqueline: “Conhecer outras realidades e formas de organização da juventude foi fundamental para adquirir mais conhecimento sobre o funcionamento das estruturas sindicais no mundo”.

Foto do cleiton elza e Jaqueline

 Jovens do ramo químico: Jaqueline Souza, Cleiton Pedro, Elza Oliveira e Josenildo Melo (assessoria CNQ)

 

Durante o seminário, os jovens também formularam e apresentaram planos de ação para o projeto de juventude da IndustriALL. A ideia é aplicar os projetos nos próximos dois anos com o objetivo de fortalecer a atuação da juventude no ramo químico da CUT.

Ao final do 2° Seminário os participantes reforçaram o compromisso de ampliação do projeto da IndustriALL e a necessidade de articular os planos de ação com as estratégias mais gerais de participação de jovens no movimento sindical.

Em 2014 a IndustriALL organizará mais dois seminários nacionais, previstos para as seguintes datas:

• 3° seminário: 1 e 2 de abril/2014 (local a ser definido).

• 4° seminário: 4 e 5 de novembro/2014 (local a ser definido).

 

Fonte e fotos: Assessoria da CNQ-CUT