Voltar

Abertura do Projeto Ubuntu - formação em gênero da CNQ-CUT

25 de Agosto de 2016

Mulheres

Fotos: Dino Santos

Na noite desta quarta-feira foi realizada a abertura oficial do Projeto Ubuntu - formação em gênero da CNQ, cujo Módulo 1 segue de 25 a 28 de agosto, em Cabreúva, interior de São Paulo, com a presença de sindicalistas de várias entidades do ramo.

Além da responsável pela Secretaria da Mulher Trabalhadora da CNQ, Lucimar Rodrigues, abriram a atividade a presidenta da CNQ, Lucineide Varjão, e o secretário de administração da CNQ, Sergio Novais.

O projeto, que está sendo conduzido pelas educadoras Cleoci Machado e Andréa Aguiar, terá seis módulos, sendo dois realizados ainda neste ano de 2016, com o objetivo de capacitar cerca de trinta dirigentes sindicais do ramo químico da CUT para que possam assumir de forma mais equitativa e qualitativa os espaços de paridade nas direções das entidades sindicais nos próximos anos.

“Nossa expectativa é que, ao longo destes seis módulos de curso, as companheiras despertem para a necessidade de construir sua autonomia e empoderamento e encerrem essa formação mais fortes, mais unidas e bem preparadas para conduzir de forma responsável e também amorosa o trabalho sindical nas suas entidades”, enfatiza Lucimar.

A presidenta da CNQ, Lucineide Varjão, reforça a simbologia e o significado da palavra Ubuntu: "Eu sou, porque nós somos, e esse será o desafio central nesse percurso formativo no Ramo Químico da CUT. Estamos reunindo Mulheres de vários estados e vários setores do ramo para dialogar sobre as políticas de igualdade, de organização, participação, solidariedade e paridade”.

O secretário de administração Sergio Novais contou que o atual projeto traz um pouco da experiência da então ICEM (atual IndustriALL), que promoveu o projeto UBUNTU no final dos anos 1990 e início dos anos 2000 com mulheres do ramo químico da América Latina e que foi encerrado devido à interrupção do financiamento internacional.

As atividades deste primeiro módulo seguem até domingo à tarde e as cursistas voltam a se encontrar em novembro, também em Cabreúva, São Paulo, para o segundo módulo do projeto.