Voltar

Assédio Eleitoral é Crime: centrais lançam plataforma para denúncia

14 de Outubro de 2022

Sindical

Registros de coação por patrões e até por líderes religiosos podem ser anônimos e/ou acompanhados de fotos, vídeos e áudios

Centrais Sindicais de Trabalhador@s do Brasil lançaram a plataforma “Assédio Eleitoral é Crime”, que recebe denúncias de patrões que coagem empregados e empregadas para que votem em seu candidato.  Acesse aqui

Após a definição do segundo turno das eleições presidenciais, aumentou o número de casos dessa prática criminosa que ganham repercussão. Na maior parte das ocorrências, porém, as práticas antidemocráticas e antissindicais não se tornam públicas.

“É revoltante ver patrões ameaçando demitir ou até mesmo oferecendo prêmios e bonificações em dinheiro para que as trabalhadoras e os trabalhadores votem de acordo com seus interesses. Por isso, estão de parabéns a CUT, a Força Sindical, a UGT, a CTB, a CSB e a Nova Central por, mais uma vez, atuarem em unidade nesse momento delicado e decisivo para todos nós”, avalia o presidente da CNQ-CUT, Geralcino Teixeira.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) receberá todas as denúncias, que podem ser registradas anonimamente. Se houver registros em fotos, vídeos e/ou áudios que comprovem o assédio, os arquivos devem ser anexados para materializar a prática criminosa.

A plataforma também recebe denúncias de Assédio Eleitoral Religioso.