Voltar

Bancada dos Trabalhadores cobra fiscalização e práticas seguras em reunião da CNPBz, em Fortaleza

06 de Setembro de 2016

Saúde e Segurança

De 31/08 a 02/09, aconteceu, em Fortaleza, a 71ª reunião da Comissão Nacional Permanente do Benzeno - CNPBz. Durante o encontro, as bancadas dos trabalhadores, patronal e do governo participaram de diversas discussões com o objetivo de buscar melhorias nas condições de trabalho e saúde dos empregados das empresas que têm em suas plantas o agente químico Benzeno.

A Bancada dos Trabalhadores fez cobranças no sentido de intensificar a fiscalização e as práticas seguras, ressaltando sempre a tolerância zero quanto a este agente cancerígeno. O secretário de Saúde do Trabalhador da CNQ, Antonio Goulart, o coordenador do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar, e outros trabalhadores e trabalhadoras do setor Petroleiro, Químico, Petroquímico, Siderúrgico e Comércio, participaram do encontro.

Visita à siderúrgica Pecém

No primeiro dia do encontro, a Comissão visitou a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), empresa que tem participação acionária de três grandes grupos: Companhia Vale do Rio Doce e as sul-coreanas Dongkuk Steel e Posco. A companhia, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, próximo ao porto de Pecém, tem instalações novas de grande tecnologia. A Comissão conheceu as atividades da empresa e, como de costume, contribuiu com algumas dicas de melhorias para o andamento das atividades.

Novo Anexo na NR-9 e novo IBE

Nessa reunião, o coordenador da Co­missão trouxe informações sobre o novo anexo na NR-9 que vai tratar do Acordo dos Postos Revendedores de Combustíveis. “Neste acordo constam melhorias que irão alcançar os trabalhadores deste seg­mento que também lidam com Benzeno na gasolina e que, por não estarem contemplados no acordo, deixa muito a desejar quanto ao efetivo cuidado das exposições sofridas pelos trabalhadores”, observa Antonio Goulart.

Referente a discussão sobre um possível novo IBE (Indicador Biológico de Exposição), conta Goulart, por decisão dos trabalhadores na reunião de bancadas na parte da manhã, o assunto voltará à discussão, desde que a bancada patronal demonstre estar buscando me­lhores práticas e deixe de defender só o que lhe convém, passando para a realidade de quem efetivamente luta por melhorias nos meio ambientes do trabalho. “Lembramos que havíamos saído desta dis­cussão, por não concordarmos com as manobras patronais”, destaca o secretário. “Estamos agora em uma espera de 15 dias para recebermos uma resposta da patronal, quanto a continuidade das discussões. Caso exista a continuidade, está previsto uma oficina sobre o tema para o dia 29 de novembro, mas deixamos claro que não ad­mitiremos retrocessos como os que sabemos que passam pelas ca­beças de alguns representantes empresariais”.

Em assuntos gerais, o principal tópico foi o Encontro Nacional dos GTBs (Grupo de Representação dos Trabalhadores do Benzeno), que tem ocorrido de dois em dois anos e este ano será em Brasília, no dia 30/11.

A bancada dos trabalhadores solicitou à bancada patronal a liberação de seus respectivos GTBs para que seja possível fazer um grande evento tripartite. A próxima reunião da Co­missão será em Brasília de 30 de novembro a 2 de dezembro.