Voltar

Benzeno: CNQ participa de jornada de discussões sobre o tema

03 de Setembro de 2014

Geral

O secretário de Saúde do Trabalhador da CNQ, Antonio Felipe Goulart, participa esta semana da segunda reunião ordinária da Comissão Nacional...

selo benzO secretário de Saúde do Trabalhador da CNQ, Antonio Felipe Goulart, participa esta semana da segunda reunião ordinária da Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz), em Salvador, Bahia, cuja programação prevê uma jornada de discussões sobre o tema.

No dia 3, será feita uma visita técnica na Unib 1 em Camaçari e no dia 4, pela manhã, haverá as reuniões de bancadas e, na parte da tarde, a reunião ordinária da Comissão, onde participam somente os membros indicados pelo governo, trabalhadores e empregadores.

No dia 5 está prevista a realização de uma plenária com participação exclusiva das bancadas do governo e dos trabalhadores, uma reunião que passou a sofrer contestações patronais desde que os trabalhadores presentes começaram a demonstrar os crescentes descumprimentos do Acordo do Benzeno em algumas empresas que se dizem signatárias do acordado em 1995. “Essas demonstrações devem ter contrariado algum segmento participante, que gostaria muito de continuar interpretando o Acordo do seu jeito prepotente, frente aos trabalhadores expostos ao cancerígeno”, explica Goulart.

De acordo com Goulart, essa restrição demonstra o atual procedimento patronal na CNPBz, que é fruto de uma despropositada ação para cortar qualquer avanço e se possível tirar partes do que foi conseguido com muita luta pelos trabalhadores, que adoecem e ainda morrem, vítimas do cancerígeno benzeno.

Percebendo a tentativa dos patrões de desconstituir um fórum legítimo, o Ministério do Trabalho agiu e publicou a nota informativa de nº 43/2014, lembrando aos questionadores patronais o que eles haviam acordado.

Para se ter uma visão exata da prepotência patronal, recordamos a reunião realizada em agosto de 2007, em Porto Alegre, quando foi acordado que as bancadas de governo, patronal e trabalhadores realizassem visita técnica, reunião das bancadas, de negociação dos representantes com assento na CNPBz e de plenária com participação de todos os interessados.

“Estamos indo para mais uma reunião com o firme propósito de negociarmos dentro de parâmetros que não permitam retrocessos no Acordo do Benzeno. Temos sido respeitosos com nossos oponentes, agimos para proteger a saúde e a vida de quem representamos, mas entendemos que ações que queiram fazer regredir nosso Acordo, terão as medidas cabíveis por parte dos trabalhadores”, destaca o secretário.

Oficina sobre Indicador Biológico de Exposição ao Benzeno (IBE)

Antecedendo a reunião da CNPBz, no dia 2 de setembro, foi realizada a segunda oficina para tratar da revisão do Protocolo para atualização de indicador biológico da exposição ocupacional ao Benzeno. Participaram pesquisadores convidados e a subcomissão tripartite criada na CNPBz para esse fim.

Com informações do SINDIPOLO-RS