Voltar

Plenário aprova por unanimidade moções de apoio aos petroleiros e repúdio à tragédia com barragem em MG

12 de Novembro de 2015

Ramo Químico

A VI Plenária da Confederação Nacional do Ramo Químico da Central Única dos Trabalhadores (CNQ-CUT) terminou na manhã desta quinta-feira com a aprovação de duas moções em apoio à greve dos petroleiros e em repúdio à tragédia ocorrida com o rompimento de uma barragem em Mariana-MG. Ambas as moções foram aprovadas por unanimidade.

A moção de apoio à greve dos petroleiros reafirma o apoio da CNQ à luta dos trabalhadores e trabalhadoras do setor pela manutenção dos seus direitos bem como a valorização da Petrobras como empresa indutora do desenvolvimento industrial do país. O documento repudia os planos do governo para vender ativos da estatal como forma de aliviar a crise financeira pela qual passa a companhia petroleira.  

Na moção sobre a tragédia em Mariana-MG, que deixou ao menos seis mortos já identificados e quase duas dezenas de desaparecidos, a CNQ presta solidariedade às famílias das vítimas e exige ampla investigação para que culpados possam ser punidos e que um episódio semelhante não se repita no futuro.

Confira as moções em defesa da greve dos petroleiros e repúdio à tragédia em Mariana-MG:

Moção de apoio à greve nacional dos petroleiros

Nós, integrantes da VI Plenária da CNQ/CUT realizada de 10 a 12 de novembro de 2015 em Cabreúva-SP, declaramos apoio integral e irrestrito à greve nacional dos petroleiros.

O movimento contra a venda dos ativos da estatal e o desmonte de seu parque industrial deve fazer parte da estratégia de luta de todo povo brasileiro. A Petrobras é a maior indutora do desenvolvimento do país, responsável por 13% do PIB e quase 80% das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. É orgulho do povo brasileiro e a maior empresa da nação. Sua integridade, crescimento e valorização são fundamentais para a economia do Brasil.

Não podemos permitir o avanço do projeto criminoso de entrega do pré-sal e dos leilões que sangram o maior patrimônio do nosso povo.

Estamos firmes no apoio aos petroleiros por melhores condições de trabalho, segurança e emprego e pela defesa do pré-sal e das unidades de produção e refino da Petrobras espalhados por todo território nacional. Lutamos pela manutenção de todos os direitos desses trabalhadores que tanto contribuem para o progresso do Brasil.

Diante do risco evidente de desmonte da Petrobras e das ameaças aos seus trabalhadores, reafirmamos nosso apoio a este importante movimento de defesa do maior patrimônio do povo brasileiro.

Nota de repúdio à tragédia e apoio às famílias de trabalhadores atingidos em Mariana-MG

Nós, trabalhadores do setor de mineração reunidos na VI Plenária da Confederação Nacional do Ramo Químico da Central Única dos Trabalhadores (CNQ-CUT), lamentamos profundamente a tragédia ocorrida em Mariana-MG, no distrito de Bento Rodrigues e adjacências. Manifestamos nosso profundo pesar pelos trabalhadores que perderam suas vidas e prestamos solidariedade às famílias das vítimas e comunidades atingidas.

Vemos o fato com grande preocupação. Desta forma, acompanhamos o caso de perto e defendemos uma ampla investigação sobre as causas da tragédia para que os responsáveis sejam punidos ao rigor da lei.

Exigimos que governos federal, estaduais e municipais e Ministério Público tomem todas as providências para que um novo episódio não aconteça no futuro.