Voltar

CNQ/CUT integra campanha do Setembro Amarelo

03 de Setembro de 2021

Saúde

Iniciativa da FUP e do Sindipetro-NF busca promove ações de conscientização para prevenção ao suicídio; lives e podcast integram programação

Por meio da Secretaria de Saúde do Trabalhador, a Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ/CUT) integra a campanha de prevenção ao suicídio, idealizada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte-Fluminense (Sindipetro-NF).

A iniciativa faz parte da campanha nacional “Setembro Amarelo”, que desde 2015, chama atenção para a necessidade de cuidados com a saúde mental no Brasil.

Guiadas pelo tema “Heróis e heroínas também se cuidam”, as organizações sindicais estão promovendo atividades que buscam aprofundar o diálogo sobre o tema e sensibilizar dirigentes e bases para o problema. Veja mais abaixo sobre a programação

Em 2020, foram registrados 12.895 suicídios no Brasil. Em escala global, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que, a cada 100 óbitos, um é motivado por esta causa.

“É um tema sensível. E precisamos falar sobre isso. O ambiente de trabalho é um fator que pesa sobre a saúde mental, agravado com a pandemia. E o movimento sindical precisa olhar e ampliar o debate sobre o assunto. Falar, conversar, pode apontar caminhos para quem não está bem”, diz Antônio Carlos Pereira, secretário da Saúde do Trabalhador da CNQ/CUT e dirigente do Sindipetro/NF.

Em setembro do ano passado, um companheiro do ramo químico cometeu suicídio nas dependências da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), na Bahia. Investigações apontaram que a tragédia foi causada por condições de trabalho desfavoráveis, ambiente de insegurança, de tensão e de mal-estar coletivo.

CVV

Além da necessidade do diálogo social permanente sobre questões de saúde mental, pessoas em situação de vulnerabilidade emocional podem buscar ajuda no Centro de Valorização da Vida (CVV).

O serviço recebe ligações gratuitas de todo o Brasil pelo Telefone 188. O atendimento também pode ser feito pelo site www.cvv.org.br.

 

Podcast, Live e Cartilha

Desde essa sexta-feira (03/09), já está disponível, no Podcast Rádio NF, o episódio com o tema “Vamos falar de saúde mental?”, com participações da psicóloga Soraya Carvalho, do médico do trabalho Ricardo Garcia, e o diretor do Sindipetro/NF, Sérgio Borges. Ouça!

No dia 08, quarta-feira, a partir das 19h30, vai ao ar o programa NF Ao Vivo, que contará com relatos de famílias que enfrentaram casos de suicídio. A live será transmitida pelo YouTube: https://www.youtube.com/user/Sindipetronf/featured

“A troca de experiências pode ajudar e evitar novos caso. É muito importante que as companheiras e os companheiros se engajem, participem, porque ouvir e conhecer mais pode fazer a diferença”, conta o secretário da CNQ Antônio Carlos Pereira.

No mesmo dia, será lançada a cartilha “Heróis e heroínas também se cuidam”. 

 

Outras atividades

29 de Setembro

– Veiculação do programa “NF ao Vivo”, às 19h30, com especialistas na área de Saúde Mental no Trabalho. 

Durante todo o mês

– Veiculação de vídeos curtos nas redes sociais das entidades sindicais participantes sobre saúde mental no trabalho e prevenção ao suicídio.

– Divulgação de banners nos sites e faixas físicas das entidades.

– Abordagem do tema nos boletins sindicais.