Voltar

CNQ/CUT presente no ato contra agressão da servidora Flávia Anunciação

10 de Abril de 2019

Mulheres

Mulheres se unem para denunciar superintendente de hospital

A Secretaria da Mulher Trabalhadora da CNQ/CUT marcou presença no ato realizado na última segunda-feira (8/04), em frente ao Hospital do Servidor Público Municipal, na Aclimação, para denunciar e pedir o afastamento do superintendente da instituição, o médico Antônio Camargo Moreno.
 
Na semana passada, o superintendente agrediu fisicamente a servidora Flavia Anunciação, que também é diretora do Sindsep-SP (Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo).
 
A violência ocorreu na sexta, dia 5/04, quando o superintendente se recusou a receber uma comissão dos servidores do hospital para discutir a pauta de reivindicações com a presença do sindicato. Em frente a sua sala, Moreno passou a atacar verbalmente os servidores e, em seguida, agarrou a dirigente sindical pelo braço e a empurrou.
 
Flávia teve arranhões e hematomas pelo corpo. Com o braço direito já debilitado, ela relata que as dores se tornaram mais intensas desde então. A servidora registrou boletim de ocorrência na 1ª delegacia da Mulher na mesma noite da agressão.
 
Lucimar Rodrigues, secretária da Mulher Trabalhadora da CNQ/CUT, reforça a importância da unidade de todas as categorias contra "todo e qualquer tipo de violência contra a mulher e qualquer restrição à liberdade de ação sindical".
 
Superintendente tem que ser investigado e punido
 
Emocionada, ela conta que o superintendente já tem um histórico de agressões verbais, mas que nunca imaginou que ele pudesse passar disso. "A gente sabe que isso é devido à luta que nós, servidores, fazemos para melhorar as condições do hospital. Acontece que sempre defendi a instituição e trato com zelo e de forma pacífica as denúncias que surgem. Mas ocorre isso. Nenhum servidor merece apanhar e ser tratado do jeito que ele me tratou", afirma.
 
"Não podemos aceitar tal violência contra uma trabalhadora. Esse senhor é despreparado para o cargo que exerce. Muitas mulheres já sofrem com a violência doméstica e é inadmissível que isso também ocorra no local de trabalho", disse a Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-SP, Márcia Viana.
 
Nesta semana, o caso também será denunciado em plenária da Câmara Municipal pelo vereador Celso Gianazzi (PSOL). O Sindsep-SP está dando apoio jurídico à dirigente e levará o caso a outras instâncias da administração pública. Nesta segunda, um abaixo-assinado pedindo a exoneração de Moreno começou a circular.
 
A reportagem não conseguiu contato com o médico, que foi nomeado ao cargo em janeiro de 2017 durante a gestão do então prefeito João Doria (PSDB).
 
Confira abaixo a nota da direção da CUT-SP sobre o caso:
 
"A CUT-SP manifesta total repúdio à agressão sofrida pela servidora municipal e dirigente sindical Flávia Anunciação. É escandaloso que essa violência tenha sido praticada por alguém que exerce cargo de direção do Hospital Municipal do Servidor Público (HMSP), o médico Antônio Célio Camargo Moreno. 
 
Além da violência à mulher, o superintendente do HMSP fere a liberdade sindical ao atacar uma legítima representante da categoria, ao reiterar, por diversas vezes, não aceitar o diálogo com o sindicato.
 
Diante disso, a CUT-SP se solidariza à Flávia Anunciação e cobra imediatas providências por parte da administração municipal para que Antônio Célio Camargo Moreno seja afastado do cargo por apresentar despreparo à função.
 
Junto ao Sindsep-SP, iremos acompanhar o caso até que o superintendente seja devidamente responsabilizado por seus atos de covardia.