Voltar

CNQ-CUT prestigia o Encontro Geral de Mulheres Químicas-SP

30 de Outubro de 2013

Mulheres

Trabalhadoras químicas de São Paulo lotam o auditório Mesa de abertura - Lucimar Rodrigues, da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CNQ-CUT, e...

mulh qui30 10e

Trabalhadoras químicas de São Paulo lotam o auditório

mulh qui30 10a

Mesa de abertura - Lucimar Rodrigues, da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CNQ-CUT, e os dirigentes do Sindicato dos Químicos de SP: Jaqueline Souza (Secretaria da Mulher Trabalhadora), Osvaldo Bezerra (Coordenação Geral), Rosana de Deus (Executiva da CUT) e Adir Gomes Teixeira (Diretoria)

 

O Encontro Geral de Mulheres Químicas reuniu 145 trabalhadoras da categoria nos dias 26 e 27 de outubro, em Bragança Paulista (SP). Todas participaram dos encontros regionais preparatórios que antecederam a atividade. Políticas públicas para mulheres, sexualidade no trabalho e Projeto Lei 4330 (da terceirização) foram os temas de destaque. A CNQ-CUT esteve representada pela presidenta Lucineide Varjão Soares e pela secretária da mulher trabalhadora, Lucimar Rodrigues.

O evento contou com a apresentação da peça teatral Três metros quadrados, da Kiwi Companhia de Teatro, uma performance que resgata vários depoimentos de mulheres sobre a ditadura militar e a violência de Estado.

 

mulh qui30 10d

Lucineide (a Lú) também é dirigente do Sindicato dos Químicos SP (esquerda): “A importância desse Encontro está em possibilitar que as mulheres da categoria discutam políticas específicas e se informem para poder levar esse debate para o chão de fábrica. O sindicato acerta mais uma vez nesse momento de transformação da sociedade e de discussão de um projeto para o futuro. A participação da Dra. Margarida falando um pouco da questão da sexualidade, da problemática do assédio moral e sexual nas empresas é muito importante. Assim como a complementação da Marilane [Teixeira] sobre o projeto da terceirização, o PL 4330, que só vem para destruir as conquistas que temos ao longo da história. A CNQ-CUT - hoje aqui representada pela Lucimar e outros diretores da Confederação - só fortalece essa iniciativa do ramo químico. Esse é o futuro da sociedade: garantir uma participação maior das mulheres na política”.

 

Célia Passos, diretora do Sindicato dos Químicos SP: “Esse Encontro é realizado depois das plenárias, dos encontros regionais. Hoje temos em torno de 140 mulheres aqui reunidas e é importante debater esses temas. Como a PL 4330, porque estamos discutindo como barrá-lo na Câmara, já que foi apresentado várias vezes. Nós estivemos em Brasília, brigamos, entramos até em confronto com a polícia para segurar esse Projeto Lei que pode terceirizar os postos de trabalho. Então, temos de fazer de tudo para que ele não passe. Terceirizar significa perder direitos que já foram conquistados com muita luta”.

 

Fernanda Azevedo, atriz da Kiwi Companhia de Teatro: “As mulheres sempre tiveram um papel muito importante e revolucionário em todas as lutas no Brasil contra a opressão. Quando resgatamos esses depoimentos, estamos falando também do Brasil de hoje e de uma série de estruturas e mecanismos que permanecem - mesmo depois do final da ditadura - e influenciam a nossa vida; mesmo que a gente não saiba. Um deles tem a ver com a educação. Muitos de nossos jovens nem sabem que passamos por uma ditadura [militar] sangrenta, terrível e opressora que prejudicou muito a população brasileira. Resgatar essa história é pensar no Brasil de hoje”.

 

Jaqueline Souza Silva, da Secretaria da Mulher Trabalhadora: “Esse é um ano vitorioso porque reforça o trabalho do Coletivo de base. Quando se envolve a categoria no debate de temas importantes, o resultado é este: um Encontro com qualidade e organização”.

mulh qui30 10b

A economista Marilane Teixeira analisa os impactos que o PL 4330 determinaria na categoria

mulh qui30 10c

A doutora Margarida Barreto, referência no estudo do assédio moral, debate a temática Sexualidade no Trabalho

Fotos: Eduardo Oliveira/Sindicato Químicos SP

 

Confira o vídeo com os melhores momentos do Encontro e depoimentos dos participantes (13 minutos e 32 segundos). Clique aqui para assistir.

http://www.youtube.com/watch?v=smxrbFgfSOY