Voltar

CNQ dá início ao diálogo com o Novo Governo

02 de Janeiro de 2023

Brasil

Presidente acompanha posses ministeriais em Brasília: reindustrialização e a construção de novo marco para as relações trabalhistas estão na pauta do Ramo

Geralcino Teixeira, no Palácio do Planalto, onde ocorreram algumas das Solenidades de Posses Ministeriais

Após a histórica Solenidade de Posse do Presidente Lula, tiveram início nesta segunda-feira, 2 de janeiro, as cerimônias de Posse dos Ministros e Ministras do Novo Governo. A CNQ-CUT, por meio do Presidente Geralcino Teixeira, já deu início ao diálogo com dirigentes de setores estratégicos para o Ramo Químico e para a Classe Trabalhadora.

“O momento é de estreitarmos ainda mais as relações com parceiros de longa data e firmar novas articulações. A participação incisiva do Movimento Sindical será fundamental para que haja o apoio das bases ao programa reiterado pelo companheiro Lula, compromissado com a reindustrialização, atrelada à inovação, à sustentanilidade e ao emprego de qualidade, a partir de uma nova Legislação Trabalhista que precisa ser construída, inclusive, como pilar importante no projeto de combate à fome”, aponta Geralcino.

 

Casa Civil

Geralcino Teixeira e Rui Costa, Ministro da Casa Civil, ex-Governador e ex-Dirigente da CNQ

O Presidente da CNQ prestigiou, no primeiro dia útil do terceiro Mandato Lula, a Cerimônia de Posse do Ministro da Casa Civil da Presidência da República, o também ex-Governador da Bahia, Rui Costa.

“É motivo de muita alegria contarmos com um ministro que veio do Ramo Químico, da base do Sindiquímica e ex-dirigente da CNQ. O companheiro terá a missão de articular todas as frentes do Governo, que herda o Estado desestruturado”, avalia Geralcino.

O Presidente da CNQ destaca ainda que solenidade reforçou o bem-sucedido projeto político que governa a Bahia há duas décadas. No palanque, estavam presentes o novo Governador, Jerônimo Rodrigues, o ex-governador e líder de Lula no Senado, Jaques Wagner (PT), além do Senador reeleito, Otto Alencar (PSD).

Palanque Baiano: Senador Jacques Wagner, Governador Jerônimo e Senador Otto Alencar prestigiam Posse do Ministro Rui Costa

 

Relações Institucionais

Geralcino também participou da Posse do Deputado Federal reeleito Alexandre Padilha como Ministro das Relações Institucionais.

“É um companheiro de primeira hora do Ramo Químico e vai ajudar na reconstrução da atividade e do diálogo político, que envolve respeito, inclusive, com as forças de oposição”, pontua o dirigente da CNQ.

A solenidade contou com a participação da ex-presidenta da República Dilma Rousseff, ovacionada pelo grande público presente, e pelo também ex-presidente José Sarney. Os líderes do Novo Governo no Senado (Jacques Wagner), na Câmara (Deputado Federal José Guimarães) e no Congresso (Senador Randolfe Rodrigues).

Os líderes José Guimarães, Randolfe Rodrigues e Jacques Wagner, junto aos ex-Presidentes da República Dilma Rousseff e José Sarney, na Solenidade de Posse do Ministro Alexandre Padilha

Geralcino Teixeira esteve ainda na Posse do companheiro Wellington Dias, ex-Governador e Senador Eleito pelo Piauí, que assumiu o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pela reestruturação do Bolsa Família.

O Presidente da CNQ segue em Brasília (DF), onde participará das cerimônias de Posse dos Ministros Paulo Pimenta - Deputado Federal reeleito pelo Rio Grande do Sul, parceiro do Ramo Químico e titular da Secretaria Especial de Comunicação Social do terceiro Governo Lula - e Luiz Marinho, ex-Presidente da CUT, que vai dirigir a pasta do Trabalho.

 

Petrobras

Geralcino Teixeira e o Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates

Nesta segunda-feira, Geralcino também dialogou com o novo Presidente da Petrobras, Senador Jean Paul Prates.

“O petróleo é um Setor muito importante para o Ramo e a estatal tem papel de centralidade para o desenvolvimento e a reindustrialização do Brasil, após um forte processo de desmonte. Coloquei a CNQ à disposição para contribuir com esse novo ciclo”, observa o dirigente.

 

Lideranças

Ainda em Brasília, o Presidente da CNQ esteve com a Ministra Anielly Franco, da pasta da igualdade Racial; com as Deputadas Federais Eleitas Ivoneide Caetano (PT-BA) e Juliana Cardoso (PT-SP); com o Deputado Federal Reeleito Carlos Veras (PT-PE); e com os Deputados Estaduais Luiz Fernando (PT-SP) e Emídio de Souza (PT-SP).

 

Geralcino Teixeira e o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues

 

Geralcino Teixeira e a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco

 

O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, cumprimenta o Presidente da CNQ-CUT, Geralcino Teixeira

 

Geralcino Teixeira e o Senador Otto Alencar (PSD-BA)

 

Geralcino Teixeira e o Deputado Federal Reeleito Carlos Veras (PT-PE)

 

Geralcino Teixeira e a Deputada Federal Eleita Juliana Cardoso (PT-SP)

 

Geralcino Teixeira e a Deputada Federal Eleita Ivoneide Caetano

 

Geralcino Teixeira encontrou também a família do Deputado Estadual Luiz Fernando (PT-SP)

 

Geralcino Teixeira e o Deputado Estadual Emídio de Souza (PT-SP)

 
Posse do Ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa