Voltar

CNQ dá início às comemorações por seus 30 anos

24 de Junho de 2022

Sindical

"Uma química de resistência, lutas e conquistas” é o slogan da celebração, que acontece em momento decisivo para a classe trabalhadora e para o Brasil

Foi dada a largada para as comemorações pelas três décadas de fundação e atividades da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT)!

Apesar da conjuntura difícil dos últimos anos, o momento pede o resgate da história da entidade – forjada pela luta em defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores do Ramo, mas comprometida também com as pautas coletivas em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental, da macropolítica com projetos para o fortalecimento da indústria e, sobretudo, da soberania nacional.

A resistência tem sido a tônica da atuação desde a ascensão ao poder de grupos que atentam contra esses valores.

A celebração das conquistas históricas e das mais recentes, que não deixaram de ocorrer pontualmente mesmo no contexto desfavorável, serve, por outro lado, para nos motivar e nos fortalecer para o momento decisivo que se apresenta e terá seu clímax nas eleições presidenciais de 2022.

Por essas razões, o slogan escolhido para marcar a comemoração pelos 30 anos da CNQ é: “Uma química de resistência, lutas e conquistas”; da qual fazem parte 4 federações e 83 sindicatos filiados.

“Nossos 30 anos coincidem com o início da reconstrução do Brasil. Precisamos lembrar quem somos e tudo o que fizemos para nos empoderarmos das lutas que deverão ser travadas, para que a classe trabalhadora esteja no centro deste novo momento que estamos construindo. O movimento sindical terá papel decisivo e a responsabilidade de uma das mais relevantes confederações cutistas é enorme. Vamos comemorar nossa história, de olho no futuro”, assegura o presidente da CNQ, Geralcino Texeira.

Contagem regressiva

A CNQ foi oficialmente fundada em 24 de julho de 1992. Antes disso, a categoria se organizava por meio do Departamento Nacional dos Químicos da CUT.

A partir desta sexta-feira, faltando 30 dias para os 30 anos da organização da Confederação, a entidade dá início às ações para celebrar o marco.

Memória

Já neste sábado os canais da Confederação nas redes sociais darão início a publicação de uma série de vídeos que resgatam a memória de companheiras e companheiros que construíram e constroem sua história.

“Vão participar figuras históricas, compartilhando momentos e passagens de suas vidas que se confundem com a trajetória da nossa entidade”, explica Geralcino.

Reunião Presencial e Publicação Comemorativa

Depois de quase três anos, dirigentes da entidade voltarão a se encontrar presencialmente em Reunião da Direção Nacional em comemoração aos 30 anos da CNQ.

O encontro acontecerá entre os dias 27 e 29 de julho, em Guarulhos (SP), e marcará também o lançamento da Publicação Comemorativa pelas 3 décadas de “resistência, lutas e conquistas”.

“Será um material muito rico, que está sendo preparado com muito cuidado e que vai ficar disponível em versão digital para companheiras e companheiros do Ramo e do movimento sindical Brasil afora”, adianta Geralcino.

 

 

Siga os nossos canais

YouTube

Instagram

Faceboook