Voltar

CNQ dialoga com sindicatos do Ramo no Amazonas

01 de Dezembro de 2021

Sindical

Presidente Geralcino Texieira e outros dirigentes participaram de atividades com o Sindiplast Manaus, Sindipetro, Sindiebem e Sinpacel

Direção da CNQ em atividade junto ao Sindiplast Manaus

A direção da CNQ-CUT cumpriu agendas estratégicas junto a sindicatos do Ramo Químico no estado da Amazonas. Os objetivos principais dessas atividades têm sido, segundo o presidente, Geralcino Teixeira, estreitar o diálogo da confederação com as bases e levantar as principais demandas das entidades filiadas.

No Sindiplast Manaus, a principal pauta é o processo de ampliação da base e das categorias, que já vem sendo acompanhado pelo escriório da CNQ em Brasília, nas tratativas burocráticas junto à Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia.

“A intenção é sempre verificar de que forma podemos contribuir e agregar. Nesse sentido, foi ministrado curso de formação sindical para os companheiros e as companheiras do Sindiplast Manaus. Esse é um pedido quase unânime nos locais por onde passamos em razão das mudanças nas diretorias das entidades”, explica Geralcino.

Além do presidente da CNQ, a diretoria do sindicato dirigido pelo companheiro Francisco Brito de Freitas (Secretário Regional Norte do Ramo Químico da CUT), participaram das atividades o presidente da FITEM, Luismar de Sousa; Álvaro Luiz da Silva Alves, Secretário Setorial Minérios da CNQ; Juvenil Nunes da Costa, Secretário de Administração e Finanças); e os assessores Elias Soares e Denise Barreto.

 

Resistência e Organização

Dirigentes da CNQ em agenda com o Sindipetro/AM

No Sindipetro/AM, a principal luta se dá no âmbito da resistência às tratativas para a privatização da Petrobras. Foram discutidas estratégias de estreitamento do trabalho junto a parlamentares.

Companheiros do Sindiplat Manaus também participaram do encontro, que teve como anfitrião o coordenador-geral do Sindipetro, Marcos Vinícius.

No Sindicato de Minérios de Presidente Figueiredo (Sindiebem), que está com nova sede, ficou acertada a organização de nova atividade da CNQ para a realização de curso de formação.

A entidade é presidida pelo companheiro Valciraldo Vasconcelos (Pezão). Os dirigentes Geralcino, Juvenil e Álvaro, além de Luismar, da FITEM, também estiveram no local.

O presidente da CNQ se reuniu ainda com o presidente do Sinpacel-AM, que explanou sobre a conjuntura do setor de papel, celulose e papelão em Manaus, e das demandas referentes à organização burocrática e à documentação.

A conversa ocorreu na sede do Sindiplast, e contou com a participação dos dirigentes da entidade, Francisco Brito e Suzana Teixeira, Secretária Setorial Química e Plástico do Ramo Químico da CUT.

“Foram agendas muito produtivas. E vamos seguir com esse intuito de dialogar com as bases em diferentes regiões do País, o que é muito importante para direcionar a atuação e as prioridades da CNQ”, avalia Geralcino.

Reunião com companheiros do Sindiebem

Conversa com companheiro do Sinpacel, na sede do Sindiplast Manaus

Sindiplast Manaus

Sindipetro/AM

Sindiebem/AM

Reunião no SIndiplasti, com direção do Sinpacel