Voltar

CNQ e outras organizações se unem ao SINDFER ES/MG contra demissões na Vale

19 de Janeiro de 2022

Sindical

Mobilização foca também movimentos da empresa que atacam o PRL a ser pago a trabalhador@s

A CNQ e outras organizações nacionais e internacionais de trabalhadoras e trabalhadores, como a FITEM, a CUT e a IndustriALL Global Union, estão unidas em solidariedade e apoio à luta de companheir@s do SINDFER ES|MG, em resistência às arbitrariedades que vêm sendo cometidas pela VALE.

Após a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), de novembro do ano passado, a empresa demitiu mais de 100 pessoas, inclusive algumas que enfrentavam problemas de saúde.

A postura é desleal, já que a VALE, ao longo das negociações, justificava o reajuste salarial abaixo da inflação com a necessidade de manter a sustentabilidade econômica de suas plantas. Ou seja: arrochou salários e não manteve empregos!

Nos últimos meses, o sindicato conseguiu reverter 56 demissões consideradas ilegais, segundo o presidente do SINDFER, Wagner Xavier.

A CNQ e as demais organizações também se colocam à disposição do SINDFER em prol da reabertura das negociações em torno do PRL de 2022.

A proposta apresentada pela VALE no ano passado foi democraticamente rejeitada pela categoria, por, indiretamente, estimular suspensões, que viriam a reduzir os valores a serem pagos aos trabalhadores.

Por meio do SINDFER ES/MG, a categoria protestou, nessa semana, no acesso às dependências da mineradora em Vitória (ES).

Força e solidariedade, companheir@s!