Voltar

CNQ participa da reunião do Comitê da Mulher do IndustriALL

25 de Junho de 2014

Mulheres

Sindicatos afiliados reunidos no Comitê da Mulher, em Genebra, pedem que sindicato global IndustriALL tome a iniciativa em relação a representação...

ind3Sindicatos afiliados reunidos no Comitê da Mulher, em Genebra, pedem que sindicato global IndustriALL tome a iniciativa em relação a representação de mulheres

Com informações do site do IndustriALL 

"Estamos desenvolvendo uma nova organização baseada na igualdade", afirmou a brasileira Monica Veloso, da CNTM, uma afiliada do sindicato global, presente à reunião do Comitê da Mulher do IndustriALL que acontece esta semana em Genebra, Suíça. Monica destacou, no plenário, que a entidade tem a oportunidade de apresentar uma visão pioneira em relação à representação das mulheres. O Secretário-Geral, Jyrki Raina, concorda: "IndustriALL foi fundada há apenas dois anos.  As mudanças têm que começar em nível nacional, mas em nível global podemos dar um bom impulso".

"Temos de dar o exemplo, garantindo que as mulheres sejam adequadamente representadas em todos as instâncias do sindicato global IndustriALL. Devemos inspirar nossos afiliados, demonstrando que é possível atingir esse nível de tomada de decisão, com a cota de participação das mulheres de 40%, como eles já demonstraram em muitas das nossas organizações-membro ", afirmou Monika Kemperle, Secretária-Geral Adjunto do IndustriALL.

O extenso debate sobre cotas surgiu a partir de duas recentes conferências regionais (América Latina e Caribe e Ásia-Pacífico), nas quais os participantes adotaram uma resolução a favor de ter uma cota de 40% na representação de mulheres em todos as instâncias do IndustriALL . Isto aplica-se ao Congresso, ao Comitê Executivo, Presidência / Vice , Secretaria-Geral e   Secretárias Gerais Adjuntas.

Apesar de alguns membros expressaram dúvidas sobre a viabilidade de obtenção de uma representação de 40%, alguns exemplos positivos de experiências sindicais   estão acontecendo. Os delegados presentes foram informados que em recente conferência de mulheres da CNQ-CUT, ramo químico da CUT no Brasil, foi aprovado uma reivindicação a ser levado aos empregados de que 30% dos novos empregos sejam reservados a mulheres. Brigitte Capelle, do FO, sindicato dos metalúrgicos franceses, disse que os relatórios de empresas francesas passaram a incluir números de mulheres no recrutamento e desenvolvimento profissional, o que permite aos sindicatos analisar os obstáculos à progressão na carreira das mulheres. Eles descobriram que há muitas mulheres em algumas áreas e não há trabalhadoras suficientes em outros tipos de trabalho.

Foi confirmado que a Conferência Mundial sobre a Mulher será realizada em Viena, Áustria, de 14 a 16 setembro de 2015. O tema básico, que será finalizado nos próximos meses, é "transformar as estruturas através da liderança das mulheres." Também será incluídos na pauta os vários obstáculos que impedem a representação das mulheres, incluindo questões relacionadas com o sexismo e da liderança das mulheres.

O Comitê da Mulher decidiu continuar a coleta de dados de membros, indicando a importância da realização de um questionário sobre a presença de mulheres nos sindicatos afiliados.

O grupo de trabalho sobre a participação das mulheres, que ocorreu no período da tarde desta terça-feira, 23, solicitou as seguintes informações, a fim de compreender plenamente o trabalho que há para realizar:

  • As estatísticas sobre a presença das mulheres nos setores relevantes para o IndustriALL

  • Os números referentes a presença de mulheres na Secretaria do IndustriALL

  • Recorte de gênero de presidentes e co-presidentes em cada setor

  • Regulamentos sobre a participação das mulheres nos sindicatos globais e na CSI

ind1

 

O Grupo de Trabalho também solicitou uma discussão sobre:

  • Estatutos do IndustriALL

  • Mudanças de políticas para melhorar a participação das mulheres

  • As melhores formas de financiar e implementar programas de formação para mulheres

  • As decisões administrativas que possivelmente tenha que tomar o Comitê Executivo

  • Além dos cargos de co-presidentes, quais medidas devem ser tomadas em reuniões setoriais

  • Os próximos passos a serem tomadas pelo comitê das mulheres, em consulta com as organizações membros

A presidenta, Christina Olivier, do Sindicato dos Metalúrgicos da África do Sul (NUMSA) apresentará um informe na reunião do Comitê Executivo, a ser realizada em Genebra, em 25 e 26 de junho.

(Tradução livre, por Gislene Madarazo)