Voltar

CNQ participa de Encontro Jurídico Estadual da CUT

19 de Julho de 2019

Sindical

É fundamental entender questões jurídicas para aprimorar a luta

Ivonete Pereira Cesar, da Secretaria Setorial Vidros e Cerâmica da CNQ/CUT, foi uma das participantes do Encontro Jurídico Estadual organizado ontem (18/07) pela CUT São Paulo na capital paulista. "Não precisa ser da área jurídica para estar aqui. Dentre as minhas atribuições está planejar, executar e encaminhar junto aos sindicatos do setor as atividades, atos e ações sindicais, por isso é fundamental entender essas questões jurídicas para aprimorar nossas ferramentas de luta", afirma ela.
 
 
O encontro discutiu a retirada de direitos trabalhistas que vem desde o governo de Michel Temer (MDB) e, neste momento, se aprofunda com o governo de Jair Bolsonaro (PSL), a exemplo da mini reforma trabalhista atual, da reforma trabalhista aprovada em 2017, e da Previdência, aprovadaem 1º turno na quarta-feira (10/07), por 379 votos a 131, que, na prática, impossibilitará que o trabalhador se aposente com dignidade no final da vida.
 
Os ataques do governo à autonomia e liberdade sindical, frente a um cenário em que a judicialização da política se faz presente, também foram tratadas.
 
Para o advogado na área sindical, Vinicius Cascone, os ataques à democracia demonstram que o enfrentamento no âmbito judicial se intensificou e se intensificará. “O ataque aos direitos sociais, bem como a criminalização dos movimentos sociais, especialmente do movimento sindical, motivou a rearticulação dos coletivos jurídicos da CUT”, conclui Cascone.

Secretaria Setorial Vidros e Cerâmica