Voltar

CNQ recebe delegação de sindicalistas do ramo químico da Bielorrússia

27 de Fevereiro de 2018

Internacional

Quatro dirigentes sindicais do ramo químico da Bielorrússia, país localizado na Europa Oriental, estão no Brasil para um intercâmbio de informações e experiências com dirigentes da CNQ-CUT e da nossa afiliada Federação Interestadual de Trabalhadores em Minérios (FITEM).

Os companheiros e a companheira, representantes de trabalhadores dos setores de minérios, petróleo e energia, entre outros, são: Andrei Strunevsky; Igor Podlesny; Olga Rogovskaya e Valery Titov. 

Eles chegaram ao Brasil na segunda-feira, 26, e logo após um almoço de boas-vindas, reuniram-se com representantes dos trabalhadores do Setor Petróleo (Federação Única dos Petroleiros -FUP).

No dia seguinte, a atividade concentrou-se na sede da CNQ e procurou apresentar aos visitantes um panorama geral da situação política e econômica do Brasil, da estrutura e funcionamento dos sindicatos e os desafios do movimento sindical com a nova legislação trabalhista.

Diretores da CNQ também abordarão as ações das secretarias da Mulher Trabalhadora; Formação e Políticas Sociais.

À noite, seguem para Sergipe. Lá, o secretário setorial Minérios da CNQ, Álvaro Luiz une-se ao grupo para visita à Mina da Mosaic Fertilizantes; Terminal Marítimo de Aracaju e, na Bahia, visitarão quatro usinas hidroelétricas na cidade de Paulo Afonso.

A presidenta da CNQ, Lucineide Varjão, e o diretor da CNQ Iran da Cunha Santos (Sindimina RJ) acompanham a delegação. O intercâmbio se encerra no dia 2 de março.