Voltar

CNQ visita sindicatos de mineiros de Presidente Figueiredo

20 de Agosto de 2012

Filiados

Visita fortalece relação do sindicato e da sociedade com movimento sindical   A Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT visitou o...

Visita fortalece relação do sindicato e da sociedade com movimento sindical

 

figueireidomaior

A Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT visitou o Sindicato dos mineiros de Presidente Figueiredo, que fica localizado no estado do Amazonas.A visita foi onde está instalada a mineradora Taboca, uma multinacional Peruana, dentro da selva amazônica, na Vila de Pitinga, onde residem os trabalhadores e trabalhadoras da empresa Taboca

 


A CNQ esteve presente com os dirigentes: Lucineide Varjão (Lú) – Coordenadora da CNQ e Jorge Campos (Jorginho) – Secretario de Minérios. Participaram da visita também os companheiros Jose Burga – diretor do Sindicato dos plásticos de Manaus e Josenildo Melo – Assessor sindical.
A visita ocorreu nos dias 15 e 16 de agosto, na vila de Pitinga,uma região afastada da cidade de Presidente Figueiredo. No dia 15 de agosto os representantes da CNQ foram recebidos pelo companheiro Varisvaldo (Pezão) – Presidente do sindicato dos mineiros de Presidente Figueiredo, tendo em seguida uma visita nas instalações da mineradora Taboca.

 


“A participação da CNQ nesta visita é fundamental para fortalecer nossa luta” afirma Pezão. No período da noite os dirigentes da CNQ (Lú e Jorginho) fizeram uma reunião com a diretoria do sindicato dos mineiros de Presidente Figueiredo, como também com a comunidade de Pitinga.

 
“Esta visita é muito importante para fortalecer o setor de minérios na CNQ, mas acima de tudo fortalecer o ramo Químico da CUT.A atuação do sindicato dos mineiros de Presidente Figueiredo extrapola a representação sindical, pois a ação do sindicato junto a comunidade da Vila de Pitinga contribui para a construção do sindicato cidadão”, afirmou Lú.

figueireido1No dia 16 de agosto os representantes da CNQ visitaram a Vila de Pitinga e puderam conhecer a atuação do sindicato junto a comunidade, conhecendo o consultório dentário na cooperativa e nas instalações do sindicato. “Esta experiência de sindicato cidadão é fundamental para conscientizar os trabalhadores, mas também seus familiares sobre a importância do sindicato”, afirmou Jorginho.

 

 


No final da visita os dirigentes sindicais da CNQ e do sindicato mineiros estabeleceram um conjunto de ações para fortalecer o ramo químico, em especial na solidariedade sindical e construção de políticas para ampliar a atuação da

CNQ e da CUT no estado do Amazonas.