Voltar

Coletivo de Mulheres discute violência doméstica e participação de companheiras negras na política

26 de Novembro de 2021

Mulheres

Atividade aberta a interessadas e interessados terá convidadas especiais no dia 3 de dezembro, às 10h da manhã

 
Em meio à mobilização mundial, que começou no dia 25 de novembro, Dia Internacional pelo Fim da Violência de Gênero, e se estende até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Secretaria da Mulher Trabalhadora da CNQ-CUT promove atividade aberta a tod@s interessadas e interessados do Ramo Químico.
 
No dia 3 de dezembro, a partir das 10h da manhã, reunião do Coletivo de Mulheres contará com participações de duas convidadas especiais para dialogar sobre temas importantes.
 
Delegada da Polícia Civil, a Dra, Renata Cuppri falará sobre “Violência Doméstica e Feminicídio em tempos de Pandemia da covid-19”.
A convidada é especialista na atuação preventiva e repressiva no âmbito da violência de gênero e, além de ter idealizado, coordena o Programa “Homem Sim, Consciente Também”.
 
A segunda parte do bate-papo será conduzida pelas reflexões da companheira Iara Bento, sobre a “Participação da Mulher Negra na Política”.
Iara ocupa a Vice-Presidência do Diretório Municipal do PT de São Bernardo do Campo (SP) e atua como assessora parlamentar.
 
Coordenadora da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CNQ, a companheira Lucimara Rodrigues dos Reis pontua que os dois assuntos se impõem como pautas prioritárias para o movimento sindical.
 
“Nossas companheiras sofrem diferentes tipos de assédio no local de trabalho, mas, em alguns casos, o sofrimento já vem de casa. Percebemos que o isolamento da pandemia agravou o quadro. E, no outro aspecto, precisamos fortalecer a participação feminina nos espaços de poder, inclusive nas organizações de trabalhadoras e trabalhadores. Tenho certeza de que nossas convidadas contribuirão muito para o amadurecimento desses debates dentro da CNQ”, espera a dirigente do Ramo Químico da CUT.