Voltar

Com Alckmin e ministros, lideranças da CUT e da Força avançam em pautas propositivas para o Ramo Químico

14 de Abril de 2023

Ramo Químico

Comitiva cumpriu agendas em Brasília, com foco na reindustrialização, pela perspectiva d@s trabalhador@s, contemplando a transição justa e políticas sociais

Lideranças do Ramo recebidas pelo Ministro da Indústria e Presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin

 

Texto: Vinicius Lousada

Dirigentes da CNQ-CUT integraram comitiva de representantes de trabalhadores e trabalhadoras do Ramo Químico, que, ao longo desta semana, se reuniu com o Presidente da República em exercício e Ministro da Indústria e do Comércio, Geraldo Alckmin, além de outras lideranças do Governo Lula. A pauta da agenda consistiu na apresentação de propostas para a defesa e o fortalecimento da Indústria Química e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS).

 

O movimento é mais uma etapa do processo das agendas propositivas, alinhadas ao Plano Indústria 10+, que foram construídas conjuntamente por organizações cutistas do Ramo junto a entidades filiadas à Força Sindical, com o apoio do DIEESE.

 

Confira a íntegra: Agenda Propositiva - Indústria Química | Agenda Propostiva - CEIS

 

O grupo também foi recebido pelos Ministros Paulo Pimenta (Secretaria Especial de Comunicação Social), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Luiz Marinho (Trabalho e Emprego).

 

“Todos os três são companheiros históricos, parceiros do movimento sindical e das categorias que integram a cadeia produtiva química, e receberam muito bem a iniciativa desse movimento, que vai além da postura de apenas cobrar. Queremos contribuir nessa construção. Da mesma forma, Alckmin demonstrou muito conhecimento sobre os eixos tratados e, principalmente, a compreensão de que a reindustrialização é indispensável para a retomada do desenvolvimento”, pontua o Presidente da CNQ, Geralcino Teixeira.

 

Com o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha

 

Lucineide Varjão, que, além de Secretaria de Relações Internacionais da Confederação, é Vice-Presidenta da IndustriAll Global Union para a região da América Latina e Caribe, destaca que as propostas avançam à perspectiva em comum com o setor patronal, que visa o incremento nos negócios, e dos interesses macroeconômicos, como o equilíbrio da balança comercial em setores como o farmacêutico.

 

“Elas abrangem também o viés das trabalhadoras e dos trabalhadores, que como parte essencial desse processo, também devem ser contemplados com direitos e salários justos. Também consideramos o retorno que o desenvolvimento deve dar a pautas sociais, como a questão da habitação e do acesso universal e gratuito aos serviços de saúde”, pontua a dirigente.

 

Com o Ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social, Paulo Pimenta

 

Paulo de Souza Bezerra, Secretário de Comunicação e Imprensa da CNQ e Presidente do Sindiquímica Pernambuco, ressalta ainda que as agendas estão conectadas com a pauta do presente, essencial para o futuro: a sustentabilidade.

 

“Os planos falam em fontes alternativas de energia e abordam o desafio da transição justa, do qual o movimento sindical não pode nem deve ficar alheio”, reforça.

 

Com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho

 

Além dos três dirigentes da confederação, lideranças de outras entidades do Ramo Químico da CUT participaram do encontro, incluindo o Vereador pela Capital Paulista e Presidente dos Químicos de São Paulo, Hélio Rodrigues, acompanhado do Secretário de Administração e Finanças da entidade, Antenor Nakamura 'Kazu'; os Presidentes cessante e eleito dos Químicos do ABC, Raimundo Suzart e José Evandro; e o companheiro Deusdete das Virgens, representando a Fetquim. Pela Força Sindical, integrou a comitiva o Presidente da Fequimfar e Vice-presidente da central, Sérgio Luiz Leite.

 

Reunião com Geraldo Alckmin