Voltar

Começa o Projeto Ubuntu de formação em gênero da CNQ

23 de Agosto de 2016

Formação

Módulo 1 acontece de 25 a 28 de agosto em Cabreúva, São Paulo, e reunirá cerca de 30 mulheres sindicalistas

Terá início nos próximos dias 25, 26, 27 e 28 de agosto o Projeto de Formação em Gênero da CNQ UBUNTU, aprovado na reunião da direção da CNQ de julho passado e que tem como meta a capacitação de cerca de trinta dirigentes sindicais do ramo químico da CUT para que possam assumir de forma mais equitativa e qualitativa os espaços de paridade nas direções das entidades sindicais nos próximos anos.

“É com enorme alegria que estamos promovendo essa formação inovadora, que se mostra fundamental neste cenário de ataques aos direitos das mulheres pelo governo ilegítimo Michel Temer e diante do desafio da paridade nas instâncias da nossa central sindical”, aponta Lucimar Rodrigues, responsável pela Secretaria da Mulher Trabalhadora da CNQ.

“Nossa expectativa é que, ao longo destes seis módulos de curso, as companheiras despertem para a necessidade de construir sua autonomia e empoderamento e encerrem essa formação mais fortes, mais unidas e bem preparadas para conduzir de forma responsável e também amorosa o trabalho sindical nas suas entidades”, explica Lucimar. “Precisamos romper com a discriminação, com a desigualdade social, com a submissão das mulheres, com a violência contra a mulher como coisa natural, ideias e ações cultivadas pelo patriarcado para a manutenção da exploração e poder”, completa.

Este ano, serão realizados os dois primeiros módulos: o primeiro de 25 a 28 de agosto e o segundo de 24 a 27 de novembro, em Cabreúva/SP.

“Temos a certeza que este curso será mais um marco na história da CNQ, estamos confiantes e esperançosos de dar a nossa parte de contribuição na construção de um mundo melhor, de uma sociedade sem machismo, misoginia, com igualdade e liberdade para homens e mulheres”, afirma a presidente da CNQ, Lucineide Varjão.

O projeto

UBUNTU para os africanos é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à de amor ao próximo. UBUNTU significa generosidade, solidariedade, compaixão com os necessitados, e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre as mulheres e os homens.

Entre os objetivos do Projeto está a capacitação da mulher trabalhadora, com alta percepção de si mesma e seus compromissos enquanto seres comprometidos para tornar este mundo melhor; provocar a reflexão sobre a história da humanidade, do sindicato, da própria história de vida da cursista; capacitação para participação nas negociações coletivas; autoconhecimento e capacitação para estar na direção do movimento sindical, partidário e social.

A proposta e a condução das discussões e vivência estão a cargo da educadora Cleoci Machado e tem como base o projeto UBUNTU realizado no final dos anos 90 e início dos anos 2000 com mulheres do ramo químico da América Latina pelo sindicato global IndustriALL (na época ICEM), e que foi encerrado devido à interrupção do financiamento internacional.