Voltar

Comemorando 40 anos da retomada pós-golpe militar, Químicos de SP realizam IX Congresso

04 de Agosto de 2022

Sindical

Em momento decisivo da conjuntura nacional, deliberações vão direcionar a atuação do sindicato pelos próximos 4 anos

O Sindicato dos Químicos e Plásticos de São Paulo realiza, entre os dias 5 e 7 de agosto, seu IX Congresso, destacando três pilares: democracia, transformação e futuro. A atividade acontece em um ano marcante para a organização da categoria, que celebra as quatro décadas da retomada de suas atividades orgânicas, após as intervenções sofridas pela ditadura do regime militar.

No ano que vem, o sindicato, que representa cerca de 80 mil trabalhadoras e trabalhadores, chega a seus 90 anos de fundação.

As categorias química e de plásticos se organizaram na região do Brás, em 1933. Em 1954, o sindicato foi dividido em duas entidades, que, dez anos depois, foram gravemente afetadas pelas forças repressivas do golpe de 1964.

Suas diretorias eleitas foram brutalmente substituídas por oficiais administrativos do então Ministério do Trabalho e Previdência Social, e a retomada para a atuação combativa dos químicos só se deu em 1982. Três anos depois, em 1985, apesar da repressão patronal, a oposição dos plásticos também dá a reviravolta para retomar o sindicato

Em 1994, as duas categorias se reunificaram, já sob a bandeira da Central Única dos Trabalhadores (CUT), fundada em 1983, a partir das diretrizes do novo sindicalismo.

“Tenho muito orgulho em integrar os Químicos e Plásticos de SP. É uma história de forte resistência durante os anos de chumbo. O sindicato representa uma grande força, não apenas na luta pelos direitos das categorias junto aos patrões, mas em todos os temas e desafios que afetam o coletivo da classe trabalhadora. É pioneiro também nas discussões que se apresentam como essenciais na contemporaneidade, como o debate de gênero e das terceirizações”, afirma o presidente da CNQ, companheiro Geralcino Teixeira.

IX Congresso

Presidido pelo companheiro Helio Rodrigues, o Sindicato dos Químicos e Plásticos de SP realizou três plenárias, nas modalidades presencial, híbrida e online, para que as trabalhadoras e os trabalhadores pudessem tomar conhecimento da tese guia, debater e propor alterações que serão validadas entre os dias 5 e 7 de agosto.

Participarão do Congresso, em Mairaporã, tod@s @s filiados ao sindicato até o dia 30 de julho e que tenham participado de pelo menos uma das plenárias prévias.

“Vivemos um momento importante da conjuntura nacional e os debates e as decisões do Congresso devem direcionar a atuação do Sindicato durante os próximos quatro anos”, explica Helio.