Voltar

Coordenadores do Macrossetor da indústria se reúnem na CNM-CUT

22 de Março de 2013

Ramo Químico

CNQ-CUT participa do Encontro em São Bernardo                   A partir da esquerda: Cida Trajano (CNTV), Paulo Cayres (CNM)...

CNQ-CUT participa do Encontro em São Bernardo

 macrossetor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A partir da esquerda: Cida Trajano (CNTV), Paulo Cayres (CNM), Lucineide (CNQ) e Siderlei (Contac).

 

 

 

 

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT sediou, na manhã desta terça-feira (19), reunião dos coordenadores do Macrossetor da Indústria da CUT. Participaram do encontro os presidentes da CNM-CUT, Paulo Cayres; da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Alimentação (Contac), Siderlei Silva de Oliveira; da Confederação Nacional dos Traballhadores do Vestuário (CNTV), Cida Trajano; e da Confederação Nacional dos Químicos (CNQ), Lucineide Dantas Varjão.
O objetivo do encontro, além de fortalecer o Macrossetor, foi o de reafirmar o compromisso de dirigentes cutistas do ramo industrial com o projeto da Central no que se refere às reivindicações comuns como a Organização por Local de Trabalho, a igualdade de oportunidades e o trabalho decente.
“Vamos realizar um encontro de planejamento estratégico em maio, buscando unificar ações de formação sindical, de intercâmbio e cooperação internacional, e a intenção é a de organizar um encontro nacional do Macrossetor”, explicou Paulo Cayres, destacando também que se pretende unificar a atuação e a intervenção nos fóruns de formulação da política industrial do governo.

Para Cida Trajano, a unificação das ações dos ramos industriais no Macrossetor fortalecerá as entidades de cada categoria e também a CUT e trará um ganho considerável à classe trabalhadora cutista. "Estamos dando um passo importante na organização dos ramos na medida em que vamos encaminhar ações conjuntas", disse a presidenta da CNTV.

Já o presidente da Contac avaliou que a reunião clareou o significado dos ramos da indústria e o papel de cada um no Macrossetor. "Antes, cada ramo agia individualmente, até mesmo com bandeiras comuns aos outros. Agora, além de descobrir que estamos afinados, vamos qualificar a nossa atuação", considerou Siderlei.

Na avaliação de Lucineide, da CNQ, a reunião foi importante para todos os segmentos porque começou a delinear as diretrizes da participação no Macrossetor e como isso deverá chegar aos trabalhadores. "Além de trocar experiências e informações, marcamos o nosso planejamento geral, quando vamos dar início à construção de nossa atuação coletiva", afirmou a dirigente dos químicos.

 

 

 

Foto: CNM-CUT