Voltar

CUT dá início a curso sobre inserção das mulheres na sociedade

25 de Maio de 2014

Mulheres

Iniciativa é uma parceria com Unicamp Teve início neste mês de maio os “Encontros Nacionais de Formação para Fortalecimento Político das...

cesitIniciativa é uma parceria com Unicamp

Teve início neste mês de maio os “Encontros Nacionais de Formação para Fortalecimento Político das Mulheres”, um curso de formação que está sendo realizado pela CUT em parceria com o Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (UNICAMP).

O principal objetivo desta iniciativa é o fortalecimento da cidadania das trabalhadoras para conquistar maior igualdade no trabalho, na sociedade e no movimento sindical. O projeto inclui a participação de 50 mulheres trabalhadoras que receberão processo de formação continuada e sistemática na forma de seis encontros nacionais com o objetivo de adquirir autonomia para construir e multiplicar o diagnóstico da realidade das mulheres em suas regiões, através de seminários distribuídos em 20 localidades compreendendo as cinco regiões do país.

O primeiro módulo, realizado de 12 a 15 de maio, no Instituto Cajamar, em São Paulo, tratou da constituição da sociedade capitalista e a inserção das mulheres. Os outros cinco módulos acontecerão até dezembro de 2015. O corpo docente é constituído por professores/as, mestres e doutores/as, do CESIT/UNICAMP e de outras instituições de ensino e pesquisa convidados.

Mulheres da CNQ

A CNQ participa do curso com três companheiras da direção: Lucimar Rodrigues da Silva (Secretaria da Mulher trabalhadora), Maria Aparecida Araújo do Carmo, a Cidinha (Secretária de Políticas Sociais) e Rosalina da Silva (Secretaria Regional Sudeste I).

 “Este primeiro módulo foi excelente por causa do conteúdo novo abordando coisas de antes da abolição da escravidão, por exemplo, de como a mulher era tratada pelo coronelismo, a origem da festa de debutante, que era para apresentar a filha à sociedade para casar, enfim, está sendo muito interessante”, comentou Lucimar entusiasmada.

Paridade

Ao abrir o evento a Secretária Nacional de Mulheres, Rosane Silva, disse que “o curso é a concretização de um sonho do Coletivo Nacional de mulheres, que só foi possível porque a CUT tem a formação como uma de suas prioridades e a SNMT contou com a parceria do CESIT para construir coletivamente o projeto.”

"Falta um ano para aplicarmos a paridade na CUT nacional e estaduais, isso significa que queremos mulheres nos espaços de poder, mais mulheres comprometidas com a luta feminista e os direitos das mulheres, um dos objetivos do curso é exatamente empoderar as mulheres nesta perspectiva". Enfatiza Rosane Silva.