Voltar

Conferência IndustriALL: Sindicatos da mineração defendem-se da crise da matéria-prima

07 de Junho de 2016

Minérios

Representantes de sindicatos de mineiros de todo o mundo reuniram-se em Leipzig (Alemanha), de 30 de maio a 1 de Junho, para a Conferência Mundial sobre Mineração do sindicato global IndustriALL, sediada pelo Sindicato de Minas, Química e Energia (IG BCE) da Alemanha.

Participaram 110 representantes de 50 sindicatos de 32 países de todos os continentes e o destaque da conferência foi o efeito da crise global de matérias-primas na indústria de mineração.

Falando na abertura, o secretário geral adjunto Kemal Özkan IndustriALL disse:

"A crise financeira de 2008 foi seguida por um boom de matérias-primas, principalmente devido à demanda chinesa, o que levou a um irresponsável boom da dívida na expansão da mineração. Agora há uma desaceleração das matérias-primas e uma crise de rentabilidade. As empresas de mineração estão tentando desesperadamente cortar custos.  O resultado é a perda de milhares de postos de trabalho, aumento da terceirização, um corte nas medidas de saúde e segurança, e aumento da pressão sobre o meio ambiente e as comunidades locais. Temos de reagir com a criação de força de trabalho, de modo que a indústria de mineração seja segura e sustentável".

O diretor do setor de IndustriALL Mpufane Glen descreveu detalhadamente o estado da indústria, e qual deve ser as prioridades Sindicais. "A indústria de mineração contorna os problemas que ele cria", disse ele.

"Catástrofe ambiental, as comunidades destroçadas, terceirização. As empresas de mineração têm se comportado sempre assim, mas a crise das matérias-primas tem agravado a situação. Isto é desastroso para os mineiros, o ambiente e as comunidades. Precisamos de uma ação sindical global coordenada para enfrentar eficazmente estas empresas de mineração, e é o que vamos conseguir com esta conferência”, disse Glen.

Na conferência, houve uma série de mesas redondas, seguido pelo desenvolvimento e adoção de um plano de acção e eleição dos co-presidentes do setor.

Em um painel de discussão sobre os efeitos da crise sobre as commodities, Lú Varjão, da CNQ-CUT, do Brasil, falou sobre o colapso da barragem de Bento Rodrigues, em novembro de 2015. A barragem que rompeu era de uma mina de propriedade da Vale e BHP inundou o vale, matando 19 pessoas e contaminando a bacia do Rio Doce. A recuperação levará décadas.
As empresas tinham sido avisados ​​anos antes da mina era estruturalmente inseguro, mas nenhuma ação foi tomada.

No grupo sobre a sustentabilidade e as alterações climáticas, houve um debate acalorado sobre o equilíbrio entre a necessidade de proteger os empregos e a realidade da crise climática.
 


"Não é uma questão do clime frente aos empregos", disse o diretor de sustentabilidade Brian Kohler. "Se trata do clima e dos empregos".

A filial alemã IG BCE compartilhou suas experiências sobre o uso do carbono social e representantes sublinharam que a transição só precisa criar empregos de qualidade.

"Transição justa significa empregos bem remunerados, empregos não precários, e nenhum trabalho que as pessoas tenham vergonha de realizar", disse Andrew Vickers, o CFMEU da Austrália.

Na Conferência, foi reforçada a campanha para ratificar a Convenção nº 176 da OIT - Segurança e Saúde nas Minas. Steve Hunt, do Sindicato dos Trabalhadores da América do Norte, recordou que fez parte da bancada dos trabalhadores no grupo que negociou a Convenção nº 176 em 1995. "Estou surpreso a situação atual. Apenas 31 países a ratificaram, e os mineiros estão morrendo".

Tem havido um enorme aumento no uso do trabalho precário, e algumas empresas - particularmente BHP Billiton emprega mais trabalhadores contratados do que os trabalhadores diretos e permanentes. "As empresas de mineração estão se comportando como empresas têxteis", disse o coordenador para o tema Trabalho Precário de IndustriALL Armelle Seby. "Eles são marcas globais que terceirizam muito do seu trabalho."

A conferência decidiu que é essencial fortalecer os sindicatos locais e o estabelecimento de redes globais.

"Precisamos criar uma cultura organizacional em nossos sindicatos", disse o gerente de campanhas Adam Lee. "Mas tão importante quanto isso é intensificar o ativismo e da solidariedade dos nossos membros. Nós não podemos ganhar com alguns membros passivos".

Os representantes pediram unidade na ação. “Quando você tem mais de um sindicato do setor é essencial coordenar suas campanhas”.

A conferência também reconheceu a importância das redes sindicais de multinacionais para enfrentar o capital global e fazer campanhas concretas sobre multinacionais mineiras. Os progressos realizados na campanha em Rio Tinto levaram à criação de uma rede global de sindicatos para a BHP Billiton.

Andrew Vickers, o CFMEU Minas e Energia da Austrália, e Lucineide Varjão Soares (LU), da CNQ-CUT do Brasil, foram eleitos co-presidente da seção. A conferência também aprovou por unanimidade um plano de ação que contenha uma estratégia detalhada para transformar a indústria.

Os delegados também apoiaram por unanimidade uma resolução em favor dos mineiros espanhóis sobre o recente anúncio do governo espanhol em acabar com ajuda financeira e fechar minas em 2018.

Em torno da conferência mundial houve alguns eventos paralelos. Os sindicatos que representam os trabalhadores em operações BHP Billiton se conheceram antes da conferência e concordaram em reforçar as redes sindicais nesta gigante multinacional da mineração. A Rede BHP Billiton se reunirá antes do final do ano.

Da mesma forma, com base na resolução da Conferência, os representantes sindicais subsetor Produção de diamantes, jóias e ornamentos, reuniram-se após a conferência e decididiram intensificar as atividades de IndustriALL no próximo período, com um plano de ação concreto.

"Nossos membros no setor de mineração têm demonstrado uma vez mais o seu firme compromisso com a solidariedade internacional", disse Kemal Özkan. "IndustriALL Global Union vai continuar a defender e promover os direitos e interesses dos mineiros do mundo".

Com informações de IndustriALL