Voltar

Delegação da IGBCE visita Rede BASF no Brasil para intercâmbio

04 de Outubro de 2012

Redes

Entre os dias 3 e 4 de outubro, Michael Linnartz e Maike Niggermann, da IGBCE (sindicato alemão) visitaram a Rede BASF do Brasil e a CNQ. Durante a...

Foto_Visita_IGBCEEntre os dias 3 e 4 de outubro, Michael Linnartz e Maike Niggermann, da IGBCE (sindicato alemão) visitaram a Rede BASF do Brasil e a CNQ. Durante a visita ocorreram reuniões para fornecer subsídios  sobre os direitos sociais e trabalhistas, o exercício do diálogo e da negociação coletiva e sobre os compromissos corporativos de BASF em relação ao desenvolvimento sustentável, e em particular em relação às relações industriais e o trabalho decente.

 

A visita também objetivou contribuir para a qualificação dos representantes dos trabalhadores da BASF no Brasil e na Alemanha, bem como para fortalecer a aliança entre as organizações sindicais dos dois países com a responsabilidade de organizar os trabalhadores da BASF.

 

No primeiro dia de reuniões, no Sindicato dos Químicos de SP, Osvaldo Bezerra, Paulo Lage, Lucineide Varjão, coordenadora da CNQ, e Raimundo Suzart deram palavras de boas vindas à delegação alemã. Na sequência, ocorreu um debate sobre Brasil e Alemanha, comparando relações industriais e estruturas sindicais.

 

Na quinta-feira, 4 de outubro, visitaram uma unidade da BASF e fizeram planos de colaboração para o futuro. A Rede BASF participou de todo o processo com seus representantes no Brasil, Edivânia, Coordenadora Nacional, e Airton Cano, Coordenador Regional América do Sul. O evento contou com o apoio estrutural da CNQ, Sindicato dos Químicos de SP, Sindicato dos Químicos do ABC e Fetquim.